one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Adriana Franzin / Portal EBC

Compartilhar:

A vida com microcefalia: conheça histórias de mães de crianças com a deficiência

Criado em 18/12/15 17h13 e atualizado em 28/12/15 15h44
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

Já foram confirmados 2.401 casos de microcefalia no país, até 12 de dezembro deste ao. A média de 99,7 para cada 100 mil nascimentos é a estatística que revela um aumento de 20 vezes na sua incidência. Trinta e dois centímetros é a medida do diagnóstico, cujas causas indicam uma relação com o vírus zika. Mas, por trás de tantos números, o que é, na verdade, a vida com microcefalia?

Para Elaine Carvalho, uma oportunidade de ver o mundo de outra forma. Ela é mãe da Bianca, de 9 anos. Recebeu a notícia de que a bebê tinha microcefalia dois meses depois do parto e resolveu deixar de lado a advocacia para se dedicar à única filha. Descobriu que ter uma criança especial foi, na verdade, "uma bênção".

Para Adaiane Ramos, a microcefalia foi uma chance de ser uma pessoa melhor e mais feliz. Com seis filhos, sendo um par de gêmeos de 9 meses e dois outros com microcefalia – Mateus, de 11 anos e João Pedro, de 4 – ela está longe daquela figura estressada e cansada que se poderia esperar. Ao contrário, muito animada, vaidosa e confiante, garante que as limitações dos meninos trouxeram mais alegrias que preocupações.

Segundo o professor de Epidemiologia da UnB Pedro Luiz Datuil, a criança com microcefalia pode ter desde dificuldade para deglutição até problemas mais complexos como crises compulsivas, dificuldade de audição ou de fala e retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, com impactos na capacidade de aprendizagem.

Em comum, as mães contam: não trocariam seus filhos especiais por crianças normais porque aprenderam que a felicidade está nas pequenas coisas da vida. Conheça mais sobre como é a vida de uma criança diagnosticada com microcefalia e os desafios e vitórias de suas famílias.

O que é a microcefalia?

A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão daquela mesma idade e sexo. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm.

Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infeccção por agentes biológicos, como bactérias, vírus e ainda radiação. O aumento dos casos, especialmente no Nordeste do país, está sendo associado à infeccção pelo vírus zika.

Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário