one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Amamentação cruzada: entenda os riscos ao bebê que mama em outra mãe

Criado em 29/01/16 11h38 e atualizado em 29/01/16 11h51
Por Chris Nicklas Fonte:Amamentar é...

A Amamentação Cruzada  antigamente era uma solução muito comum em nossa sociedade, daí a figura da ama de leite, que comumente amamentava o bebê da patroa durante anos.

Por muito tempo inclusive o bebê ao nascer era imediatamente levado para a casa da ama de leite e só saia de lá grandinho, pois amamentar era tido como um ato mundano e só poderia ser feito por escravos ou pessoas das camadas mais baixas da sociedade.

Engraçado observarmos como a cultura influencia neste tipo de decisão e como o ato de amamentar sempre foi um assunto envolto por questionamentos e crises na história da humanidade.

Nos livros que falam sobre a época da escravidão encontra-se a conclusão de que muitas crianças eram contaminadas por doenças que são transmitidas através do Leite Materno.

É claro que a vida insalubre dos escravos era um forte elemento que determinava que as próprias escravas se contaminassem facilmente por doenças sérias, apresentando riscos à saúde de seus filhos e dos filhos dos patrões.

Hoje em dia, com os avanços da medicina sabemos que doenças como a AIDS e Hepatite são transmissíveis através do Leite Materno.

Os processos de doação de leite humano nos Bancos de Leite passam toda uma tecnologia de testes e avaliação de uma possível contaminação do leite materno. O melhor é se informar e também conversar com o pediatra para ver qual é a decisão mais segura a se tomar, que não apresente nenhum risco ao bebê e sua saúde.

Por isso tudo, um ato que passaria como algo de extrema generosidade e delicadeza, que é o de uma mulher oferecer seu leite para o filho de outra, tem que ser avaliado e acompanhado por profissionais da saúde.

Em entrevista ao site Amamentar é… a Dra Ana Heloisa responde:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário