one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vitamina pode ser encontrada em  legumes amarelos, fígado bovino, leite, verduras e frutas

Imagem:

Compartilhar:

Introdução alimentar deve ser momento de alegria, não de tensão, diz pediatra

Criado em 04/01/16 12h11 e atualizado em 04/01/16 12h24
Por Portal EBC Fonte:Ligado em Saúde

Paciência e persistência são a chave da introdução alimentar para bebês. Este momento, iniciado geralmente no sétimo mês de vida do neném, gera muita tensão nos pais, mas é importante saber que ele é decisivo para as crianças. Segundo o pediatra e sanitarista Daniel Becker, a introdução de bons hábitos alimentares logo no início da vida instaura aquilo que vai ser, talvez, a coisa mais importante para a saúde adulta, que é alimentação adequada.

Na opinião do médico, que gravou entrevista ao programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, os pais devem deixar a tensão e as expectativas de lado e priorizar a alegria na hora de oferecer alimentos para seus filhos. Afinal, é preciso confiar no bebê. "O maior aliado da família na hora de aliementar um bebê é a fome. A fome é imperativa. Um bebê que está com fome vai comer".

Sobre como começar, Daniel afirma que no Brasil existe a tradição de se oferecer primeiro a papinha de fruta já que o gosto é mais próximo do do leite materno e o bebê tem uma familiaridade com o sabor doce. A papinha salgada, porém, deve ser introduzida logo depois, na proporção de 1/3 de carboidrato, 1/3 de proteína e 1/3 de vegetais. De acordo com Becker, todos os tipos de cereais, legumes e proteínas devem ser oferecidos ao bebê. "O estudo das alergias alimentares (que têm aumentado de forma muito importante) mostra que devemos oferecer todo tipo de alimento cedo e consistentemente. Se você oferecer peixe um dia e voltar a oferecer seis meses depois, o risco de ele desenvolver alergia aumenta".

Assista à entrevista com Daniel Becker e confira mais dicas sobre introdução alimentar:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário