one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Jean-Marc Kuffer / Wikipedia

Compartilhar:

Nadadeiras de sereia são risco para crianças, alerta Sociedade de Pediatria

Criado em 29/02/16 11h12 e atualizado em 29/02/16 12h39
Por Renata D. Waksman - Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP Fonte:Pediatra Orienta - Sociedade de Pediatria de São Paulo

Uma nova moda, que recentemente chegou ao Brasil – as nadadeiras coladas em formato de rabo de sereia, de golfinho ou de tubarão – é extremamente perigosa e irresponsável, alerta Renata D. Waksman, do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Inclusive, alguns países, como Austrália e Canadá, já providenciaram a proibição da modalidade em lei.

Ainda de acordo com Renata, as crianças estão preparadas para aprender a nadar somente a partir dos 4 anos e só vão ter habilidades e equilíbrio para enfrentar os perigos da água muito mais tarde. "Imagine, então, com os pés e pernas presos o que poderá acontecer – nadar com este equipamento é uma atividade de alto grau de dificuldade para adultos, quanto mais para crianças".

Cauda de sereia.png
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cauda de sereia.png

 

Essas fantasias aquáticas deixam os pés e pernas unidos dentro de caudas ou nadadeiras, afetando bastante o equilíbrio do corpo e impedindo que a criança fique em pé dentro da água. Waksman teme que com o acessório a criança afunde na água, de forma silenciosa.   

"Esse tipo de atividade só pode ser realizado por um adulto, que seja experiente, que saiba nadar muito bem, que tenha treinado bastante, que esteja acostumado a ficar sem respirar (estar em apneia) por períodos longos e saiba realizar manobras bem complexas na água, utilizando mais os braços, uma vez que as pernas e pés estão imobilizados e se movimentam de forma bastante precária", orienta.

Mulher nadando com monofin
Creative Commons - CC BY 3.0 - Mulher nadando com monofin

Junko Kitahama / Flickr

Alerta: estes produtos não possuem certificado de segurança, apesar de alguns sites de compra afirmarem que têm.

As crianças merecem supervisão de um adulto atento todo o tempo que estiverem dentro da água. O adulto deve estar à distância de um braço da criança e, se precisar se afastar, deve levar a criança junto. Todos estes cuidados podem reverter os índices catastróficos de mortes de crianças em nosso país: o afagamento é a segunda causa de morte em crianças de 1 a 9 anos de idade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário