one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parto

Imagem:

Compartilhar:

Não vacinar recém-nascidos é negligência, diz Sociedade de Pediatria

Criado em 12/02/16 10h19 e atualizado em 12/02/16 10h48
Por Dra. Celeste Gomez Sardinha Oshiro e Dra. Sílvia Espiridião, Departamento Científico de Neonatologia da SPSP Fonte:Pediatra Orienta - Sociedade de Pediatria de São Paulo

A vacinação é considerada uma grande conquista da Medicina na luta contra doenças graves e transmissíveis. Tornar as crianças imunes a essas doenças é uma tarefa importante para o pediatra e para os pais. Essa tarefa é iniciada logo após o nascimento, certamente contribuindo com a redução da mortalidade infantil nos últimos anos.

Recentemente, tem-se observado um movimento contrário à vacinação das crianças, liderado por grupos específicos de profissionais da saúde nos Estados Unidos, alguns países da Europa e no Brasil. Em sequência a esse movimento, houve o ressurgimento de doenças infectocontagiosas tais como: sarampo, caxumba e rubéola, principalmente na Europa.

Vacinar as crianças é um ato de responsabilidade tanto com elas quanto com a população adulta. Uma criança não vacinada e que adquira uma doença infectocontagiosa potencialmente prevenível pode transmiti-la a várias pessoas em seu meio ambiente. A Sociedade Brasileira de Pediatria considera que a vacinação seja um ato de cidadania, e considera que é negligência a recusa em praticá-la.

De acordo com o calendário de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde e recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações, o recém-nascido a termo e estável deve receber, nas primeiras horas de vida, a vacina contra a hepatite B e, até a alta da maternidade, também a vacina contra a tuberculose com a BCG. A seguir, o recém-nascido é incluído no Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Por que é importante vacinar contra a tuberculose o recém-nascido de termo que nasce sadio?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta cerca de 6 milhões de novas pessoas ao ano em todo o mundo e causa óbito em 16% desse contingente de doentes. Dentre suas manifestações clínicas, a mais comum envolve sintomas pulmonares, com febre e tosse crônica.

No Brasil, a cada ano, são notificados cerca de 70 mil casos novos. A incidência da tuberculose reduziu em 38,7% desde 1998, sendo a vacinação da população uma das estratégias de sucesso para essa diminuição. No período neonatal, suas manifestações clínicas geralmente envolvem os pulmões de forma difusa e a doença é considerada de difícil tratamento.

A vacina no recém-nascido é aplicada em dose única, durante a estadia na maternidade, na região do braço direito, em volume de 0,1 ml, via intradérmica e, geralmente, não causa reações imediatas. Somente por volta de um mês de vida a reação ocorre com elevação de uma pápula e, posteriormente, úlcera, causando uma lesão que cicatriza sozinha, provocando uma marca no local, denotando que houve a reação desejada.

Os recém-nascidos prematuros e os pequenos para a idade gestacional que nascem com peso inferior a 2000 g devem aguardar esse peso mínimo para a vacinação contra a tuberculose.

A vacina contra a hepatite B tem alguma vantagem ao ser aplicada no recém-nascido?

A hepatite B é uma doença infecciosa viral cuja manifestação clínica em geral é aguda, mas que pode ter um curso crônico, que inclui desde a cirrose hepática até o desenvolvimento de câncer hepático. O paciente às vezes não apresenta sintomas, mas tem o comportamento de portador crônico, ou seja, transmite o vírus da hepatite B por longo período. Sua prevenção através da vacina logo após o nascimento é fundamental para evitar a instalação desse quadro hepático crônico. Isso se deve ao fato de haver a possibilidade da transmissão do vírus da hepatite B da mãe para o feto ainda na gravidez ou no momento do parto.

No período de 1999 a 2011, no Brasil, foram notificados 120.343 casos de hepatite B. Entre 2000 e 2011, foram declarados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) 9.659 óbitos por hepatite B em nosso país, sendo 5.521 como causa básica e 4.138 como causa associada.
A primeira dose da vacina hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida. A segunda dose está indicada com 1 ou 2 meses de idade e a terceira dose é realizada aos 6 meses, quando o recém-nascido for de termo. Nas situações em que haja o atendimento de prematuro com idade gestacional menor do que 33 semanas ao nascer, indicam-se quatro doses (ao nascer, com 1, 2 e 6 meses).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário