one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Alexas_Fotos / Pixabay

Compartilhar:

Cinco dicas para curtir a Páscoa sem gastar muito

Criado em 18/03/16 09h57 e atualizado em 18/03/16 11h09
Por Adriana Franzin - Portal EBC

A alta do dólar, a crise econômica, o aumento de preço do açúcar, dos combustíveis. Em resumo: os ovos estão cada vez menores e mais caros e está difícil fazer aquela festa incrível de Páscoa. Difícil, mas não impossível. Grande aliada dos momentos complicados, a criatividade torna viável comemorar a data com mais economia e não menos diversão. 

Por exemplo:

1) Em vez de ovos de chocolate, que tal fazer ovos de gelatina?

Dá pra usar as forminhas de ovo pequenas (as mesmas usadas para fazer ovos de chocolate) ou o próprio ovo da galinha. É preciso fazer uma abertura pequena, na base do ovo, para retirar o conteúdo. Depois, lavar bem por dentro e por fora. Pintar o ovo já é uma brincadeira divertida e dá pra incluir as crianças nesse processo. Depois de secos, apoie os ovos com a abertura para cima em uma bandeja própria e coloque a gelatina pronta ainda líquida dentro. O segredo para fazer com que a gelatina fique durinha e o ovo fique intacto quando descascado é colocar um pacotinho de gelatina em pó sem sabor na mistura. Lembrando que a gelatina pode ser natural, com ágar ágar e suco de frutas, por exemplo. 

Confira o passo a passo:

2) Se jogar nas brincadeiras para garantir a animação da criançada

Caça aos ovos: é a brincadeira mais típica da Páscoa. Os adultos escondem vários ovinhos em um local determinado e as crianças têm que achar. Os mimos podem ser de chocolate ou não.

Corrida do ovo: atividade realizada em diversas gincanas e que pode ser aproveitada na Páscoa. Com uma colher na boca e um ovo na colher, os participantes devem correr até um ponto e voltar sem deixar o ovo cair. Na Páscoa, o ovo em cima da colher pode ser de chocolate.

Coelhinho sai da toca: os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão-se as mãos e erguem os braços, formando a toca para o terceiro que ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado de fora fica um coelho perdido. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: ‘Coelhinho, sai da toca. Um, dois, três’. Nessa hora, todos os coelhinhos devem sair correndo e ocupar uma nova toca, inclusive o coelho perdido. Aquele que não conseguir entrar, fica no centro esperando nova oportunidade.

 Pintura de ovos: pode ser, como foi dito acima, com os ovos vazios, ou também com ovos cozidos. Pinte a casca com papel crepom e água (basta molhar o papel, colocar sobre o ovo e esperar secar), com tinta guache, ou com corante alimentício.

3) Usar materiais simples e baratos para a decoração

Palha, galhos secos, raminhos verdes, flores. Materiais encontrados na natureza não custam nada e deixam a festa com um glamour rústico. A dica é caprichar na pintura dos ovinhos e na apresentação inusitada. Pra servir de inspiração:

4) Economizar na ceia

Uma boa dica para economizar na alimentação é trocar ingredientes caros por semelhantes mais em conta. O bacalhau, por exemplo, pode ser substituído pela versão "em lascas" ou, dependendo da receita, até por outros peixes, como a merluza. A sardinha é outra opção super barata e receitas saborosas não faltam na internet. 

Não deixar pra comprar na última hora também é importante. O peixe, por exemplo, pode ser adquirido bem antes e congelado, aproveitando alguma promoção. Já o ovo de chocolate comercial pode ser comprado depois. Geralmente os mercados fazem promoções bem interessantes nos dias seguintes porque precisam acabar com o estoque.  

E principalmente pesquisar os preços. Os valores variam muito. É preciso ter tempo e cautela para ser econômico.

5) Fazer o próprio ovo de chocolate

A diferença entre o preço de uma barra de chocolate e do ovo de chocolate é gritante. E não é tão difícil transformar a barra em ovo em casa. Siga o passo a passo do vídeo abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário