one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Encontro virtual orienta pais de crianças com transtornos de aprendizagem

Criado em 30/03/16 08h31 e atualizado em 30/03/16 08h37
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

O Instituto ABCD vai promover o 2º Encontro Virtual de Pais, um espaço destinado à troca de informações e experiências entre famílias que têm filhos nessa situação.

No dia 30 de março de 2016, às 19h, um encontro virtual vai reunir pais e pessoas interessados em trocar experiências e ter mais informações sobre os desafios e as oportunidades de se conviver com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O evento, que tem como tema “Tornar-se pais e/ou responsáveis por uma criança/adolescente com Transtornos Específicos de Aprendizagem”, faz parte de uma programação elaborada pelo Instituto ABCD para 2016 .

A conversa será conduzida pelo neuropsicólogo Thiago Gusmão. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita, clicando aqui.

Mas, antes, leia este trecho de um texto da autoria do Thiago, que pode inspirar, desde já, as suas reflexões:

“Quando os pais começam a perceber que algo está errado, se inaugura então o processo psicológico de tornarem-se pais ou responsáveis por uma criança ou adolescente com dificuldades de aprendizagem. Em um primeiro momento a reação é de choque, caracterizada por uma ruptura de si mesmo frente à situação de crise (“não é possível que algo de errado esteja acontecendo”; “meu filho nasceu perfeito” (…) O segundo estágio é o de reconhecimento, em que os pais reconhecem a importância da situação e começam a admitir a situação emocional (“Por que ele não aprende?”; “Preciso ajudá-lo”). (…) Outros sentimentos podem emergir nesse estágio, como raiva, depressão, culpa e a superproteção.No quarto estágio (admissão-aceitação), os pais admitem as dificuldades dos filhos e suas limitações bem como potencialidades, podendo chegar ao estágio final, que é o de construção ativa ou adaptação. (…) os pais reestruturam suas vidas e reexaminam seus sistemas de valores quanto ao projeto educacional da família e de desenvolvimento pleno dos seus filhos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário