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Encontro virtual orienta pais de crianças com transtornos de aprendizagem

Criado em 30/03/16 08h31 e atualizado em 30/03/16 08h37
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

O Instituto ABCD vai promover o 2º Encontro Virtual de Pais, um espaço destinado à troca de informações e experiências entre famílias que têm filhos nessa situação.

No dia 30 de março de 2016, às 19h, um encontro virtual vai reunir pais e pessoas interessados em trocar experiências e ter mais informações sobre os desafios e as oportunidades de se conviver com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O evento, que tem como tema “Tornar-se pais e/ou responsáveis por uma criança/adolescente com Transtornos Específicos de Aprendizagem”, faz parte de uma programação elaborada pelo Instituto ABCD para 2016 .

A conversa será conduzida pelo neuropsicólogo Thiago Gusmão. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita, clicando aqui.

Mas, antes, leia este trecho de um texto da autoria do Thiago, que pode inspirar, desde já, as suas reflexões:

“Quando os pais começam a perceber que algo está errado, se inaugura então o processo psicológico de tornarem-se pais ou responsáveis por uma criança ou adolescente com dificuldades de aprendizagem. Em um primeiro momento a reação é de choque, caracterizada por uma ruptura de si mesmo frente à situação de crise (“não é possível que algo de errado esteja acontecendo”; “meu filho nasceu perfeito” (…) O segundo estágio é o de reconhecimento, em que os pais reconhecem a importância da situação e começam a admitir a situação emocional (“Por que ele não aprende?”; “Preciso ajudá-lo”). (…) Outros sentimentos podem emergir nesse estágio, como raiva, depressão, culpa e a superproteção.No quarto estágio (admissão-aceitação), os pais admitem as dificuldades dos filhos e suas limitações bem como potencialidades, podendo chegar ao estágio final, que é o de construção ativa ou adaptação. (…) os pais reestruturam suas vidas e reexaminam seus sistemas de valores quanto ao projeto educacional da família e de desenvolvimento pleno dos seus filhos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

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