one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Terapia Comportamental pode ajudar crianças com TDAH

Criado em 03/03/16 09h01 e atualizado em 03/03/16 09h22
Por Dr. José Luiz Setúbal

Existem posições contrárias entre neuropediatras, pediatras, psicólogos, psicanalistas, entre europeus e americanos só para mencionar alguns. O que propomos aqui é difundir o maior número de informações confiáveis para que os pais possam entender e eventualmente escolher o caminho que queiram seguir, Esta é uma orientação encontrada num livro da American Academy of Pediatrics de 2008.

Terapia Comportamental Tem 3 princípios básicos:

- Definir metas específicas factíveis. Defina metas claras e razoáveis ​​para o seu filho, como ficar focado em trabalhos de casa por um determinado período de tempo ou a partilha de brinquedos com os amigos.

- Fornecer recompensas e consequências. Dê ao seu filho uma recompensa especificada (reforço positivo) cada vez que ela mostra o comportamento desejado. Dê ao seu filho uma consequência especificada (resultado indesejado ou castigo) de forma consistente quando ela tem comportamentos inadequados.

- Continue usando as recompensas e conseqüências. Usando as recompensas e as consequências de forma consistente por um longo tempo vai moldar o comportamento do seu filho de uma forma positiva.

A maioria dos especialistas americanos recomendam usar ambos, os medicamentos e a terapia comportamental para tratar déficit de atenção / hiperatividade. Isto é conhecido como um método de tratamento multimodal.

Há muitas formas de terapia de comportamento, mas todos têm um objetivo comum para mudar ambientes físicos e sociais da criança para ajudar a criança a melhorar seu comportamento.

Segundo esta abordagem, os pais, os professores e outros cuidadores têm que aprender as melhores formas de trabalhar se relacionam com a criança com TDAH. Tem que aprender a definir e impor regras, ajudar a criança a entender o que ele precisa fazer, usar a disciplina de forma eficaz, e incentivar o bom comportamento. A criança vai aprender as melhores maneiras de controlar seu comportamento como resultado, vai aprender a ser mais consistente. Esta é a visão da terapia comportamental.

A terapia comportamental reconhece os limites que ter TDAH impõe a uma criança. Ela se concentra em como priorizar pessoas, lugares e coisas na vida da criança, que pode adaptar-se pelo incentivo ao bom comportamento e desencorajar comportamento indesejado. É diferente de ludoterapia ou outras terapias que se concentram principalmente na criança e suas emoções como a psicanálise.

Como principais cuidadores da criança, os pais desempenham um papel importante na terapia de comportamento. Treinamento de pais é importante para ajudá-lo a aprender mais sobre o TDAH e isso ajudará o seu filho a melhorar. Cuidar de si mesmo também irá ajudar o seu filho. Ser o pai de uma criança com TDAH pode ser cansativo e testa os limites mesmo dos melhores pais. 10 Dicas para Ajudar o seu filho controlar seu comportamento:

- Mantenha seu filho em uma programação diária. Tente manter uma rotina para acordar, comer, tomar banho, sair para a escola, e ir dormir a cada dia.

- Reduzir o tempo de distrações. A música alta, jogos de computador e TV podem ser mais estimulantes para o seu filho. Fazer uma regra para manter sem TV ou música durante as refeições e enquanto seu filho está fazendo a lição de casa. Não coloque a TV no ​​quarto do seu filho. Sempre que possível, evite levar a criança para lugares que podem ser muito estimulante, como shoppings movimentados.

- Organize sua casa. Se seu filho tem locais específicos e lógicos para manter seus trabalhos escolares, brinquedos e roupas, será menos provável de perdê-los. Ter um local perto da porta da frente para a mochila da escola para que ele possa agarrá-la no caminho para fora da porta.

- Recompensar o comportamento positivo. Oferecer palavras amáveis ​​, abraços, ou pequenos prêmios para alcançar objetivos em tempo hábil ou bom comportamento. Elogiar e recompensar os esforços do seu filho para prestar atenção.

- Definir metas factíveis. Esperar para o lento progresso em vez de ansiar por resultados imediatos. Certifique-se de que seu filho entende que ele pode tomar pequenos passos em direção a aprender a controlar-se.

- Ajude o seu filho “na tarefa de casa.” Use gráficos e listas de verificação para controlar o progresso nos trabalhos de casa ou tarefas. Mantenha instruções breves e ofereça frequentes lembretes amigáveis.

- Limitar as escolhas. Ajude seu filho a aprender a tomar boas decisões, dando-lhe apenas 2 ou 3 opções de cada vez.

- Encontrar atividades em que seu filho pode ter sucesso. Todas as crianças precisam experimentar o sucesso para se sentir bem sobre si mesmo.

- Use disciplina e tenha calma. Use consequências, tais como tempo limite, a remoção da criança da situação, ou distração. Às vezes, o melhor é simplesmente ignorar o comportamento. O castigo físico, como palmada ou tapa, não é útil. Discutir o comportamento do seu filho com ele quando ambos estiverem calmos.

- Desenvolva um bom sistema de comunicação com o professor do seu filho para que você possa coordenar seus esforços e monitorar o progresso do seu filhoe trabalhar em conjunto com a escola.
 

Fonte: Compreender TDAH: informações aos pais sobre de Déficit de Atenção / Hiperatividade (Copyright © 2007 Academia Americana de Pediatria.

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário