one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Pixabay

Compartilhar:

Aos quatro anos, é hora de ensinar a criança a se vestir e tomar banho sozinha

Criado em 29/04/16 21h03 e atualizado em 29/04/16 21h29
Por Conversando com o Pediatra

Chegando aos 4 anos, seu filho já percebe que a interação social pode ser agradável e produz experiências mais ricas. Suas habilidades físicas e motoras estão mais definidas. Ele já se comunica e interage de formas diversas com adultos e outras crianças. Com mais desenvoltura, ele faz brincadeiras mais ousadas ao ar livre. Mostra mais curiosidade em relação ao meio ambiente e aos animais.

O ambiente continua exercendo papel essencial para o bom desenvolvimento de seu filho. É hora de começar a ensiná-lo a se vestir sozinho, lavar o rosto e as mãos, usar o banheiro, alimentar-se e até a tomar banho.

A alimentação é muito importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida como parte das atividades de educação nutricional. A interação com o(a) nutricionista da creche é fundamental para formar bons hábitos alimentares.

Como a criança está mais autônoma e exploradora, é importante garantir sua segurança, não descuidando da supervisão por um adulto. Escadas dever estar protegidas com portões e as janelas com grades ou telas. Se tiver piscina, que tenha acesso restrito, com portão trancado a chave. Também deve ser evitado o acesso de crianças a certas dependências da como a cozinha e depósito de produtos de limpeza.

Se seu filho já e  stiver na creche, é importante garantir que sejam oferecidas atividades complementares às ações da família, visando ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Os ambientes devem ser arejados, bem iluminados, higiênicos, seguros e adequados ao estímulo das crianças, com brinquedos de vários tipos, carrinhos, bolas, bonecos, jogos de encaixe, quebra-cabeças e jogos de relações entre imagens e cores. Devido ao domínio maior dos movimentos, ficam mais divertidas as atividades coletivas, como brincadeiras ao ar livre, corridas, saltos e exploração do ambiente.

Alguns esportes já podem ser iniciados, como dança, capoeira e natação.

Aos 4 anos, as crianças progridem também nas atividades artísticas, pintando, desenhando, recortando e colando com mais desenvoltura. Outras atividades que não podem faltar: música, leitura de histórias, cantigas e atividades que explorem o interesse pelo meio ambiente (animais, plantas, pessoas e suas obras). As atividades de reconhecimento do nome, chamada, escrita do próprio nome e dos colegas costumam começar por essa época.

Não leve seu filho doente para a creche sem antes consultar o pediatra. Se ele estiver sendo medicado, prefira administrar os remédios em casa. Se for necessário dar alguma dose na creche, oriente a responsável pela criança e leve junto a receita médica e a bula do medicamento. Mantenha as vacinas em dia e sempre que seu filho receber uma dose, informe à creche para que eles acompanhem a reação do bebê. Lembre-se da dose anual da vacina contra a gripe (Influenza).

Participe sempre das reuniões da instituição, para acompanhar o desenvolvimento das crianças, para opinar e conhecer o trabalho pedagógico.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário