one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Como organizar a bagunça de brinquedos do seu filho?

Imagem:

Compartilhar:

Chega de bagunça: confira dicas para organizar o quarto das crianças

Criado em 10/05/16 11h22 e atualizado em 10/05/16 11h40
Por Radio Radinho

Manter o quarto dos filhos sempre arrumadinho pode ser uma tarefa muito difícil. Normalmente, além de acumularem muitos brinquedos e badulaques, as crianças fogem na hora de organizar a bagunça. Confira algumas pequenas estratégias que ajudam a desenvolver nos filhotes o hábito da arrumação e veja também as nossas dicas para deixar o quarto da criançada sempre em ordem.

Desde cedo

A partir dos dois anos de idade já é possível envolver seu filho na arrumação. Nesta fase, vale lançar mão do lúdico. Você pode, por exemplo, mostrar ao pequeno a importância do brinquedo voltar para a “casinha”. Ensiná-lo a identificar e delimitar os espaços também é importante. Isto faz com que a criança perceba, muito cedo, que cada coisa tem seu lugar.

Envolva-os

Já para os mais crescidinhos, uma boa maneira de inserir os filhos na organização é perguntando a opinião deles. As crianças podem decidir onde serão os melhores lugares para guardar as bonecas ou os carrinhos ou em qual prateleira devem ficar os livros e assim por diante.

Paciência e carinho

Persitência deve ser a palavra chave nesta empreitada com os filhos. Também é preciso muita paciência. Os pais não devem cobrar além do que é possível para cada idade. O indicado é dar um passo de cada vez. Reconhecer os esforços é muito importante, por isso, sempre elogie quando as tarefas forem concluídas.

Sem tédio

A criança pode ficar com preguiça ao ver um monte de brinquedos espalhos por todos os cantos do quarto. Nesta hora vale o incentivo dos pais, que podem sim dar uma mãozinha. Lembrem-se, quanto mais esta tarefa for divertida, mais seu filho terá interesse pela arrumação. Tente fazê-lo entender que organizar também faz parte da brincadeira.

Filho de peixe

Seja o que você quer que seus filhos se tornem. Enfim, dê o exemplo! Desde muito pequenas as crianças se espelham nas atitudes dos adultos ao seu redor. Então, nada de deixar suas bagunças pela casa ou manter o seu quarto desorganizado também.

Cada coisa no seu lugar!

Antes de iniciar a organização dos brinquedos é importante separa-los por categoria:

Para os que não são mais usados ou estão fora da faixa etária do seu filho uma ideia é a troca. Na internet existem sites que permitem esse tipo de interação entre as crianças. O Quintal de Trocas (www.quintaldetrocas.com.br), por exemplo, conecta, de maneira muito simples, pequenos de todo Brasil afim de trocarem não só brinquedos, como livros, fantasias, etc.

Já os quebrados ou faltando peças podem ser restaurados, basta recorrer a um hospital de brinquedos. Em São Paulo há o Hospital de Bonecas (www.hospitaldebonecas.com.br), um lugar divertido, totalmente especializado neste tipo de reforma.

Agora, se você quer salvar também a brincadeira de outras crianças, que tal a doação? Essa é uma boa maneira de garantir não só mais espaço nos armários e prateleiras, como também o sorriso de outros pequenos. Mas lembre-se, legal é doar limpo e em bom estato.

Por fim, sobram os brinquedos em uso. Estes devem ser separados por tipo, isso facilitará na hora de guardar e brincar.

Para manter o ambiente sempre em ordem é interessante investir em caixas transparentes. Elas não só harmonizam a organização, além de tornarem os brinquedos mais atraentes, como ainda facilitam na hora da criança procurar o objeto.

Você também pode usar caixas coloridas. A dica é assimilar o tipo de brinquedo a cor do recepiente. Por exemplo, bonecas em caixas cor de rosa, pelúcia em caixas laranjas. Se for possível, compre caixas de um mesmo formato, isso torna a decoração mais uniforme. Também vale usar potinhos de sorvete, vasinhos de flor ou caixinhas de presente para os brinquedos muito pequenos.

Ganchos são ótimas opções para quem não tem espaço de sobra. Instale alguns na parede e pendure baldinhos para guardar lápis ou outros objetos. Essa ideia pode dar um ar mais divertido ao ambiente. Pense nisso!

Seus filhos dividem o quarto? O melhor, neste caso, é organizar separadamente as coisas de cada um. Locais mais baixos para os menores e mais altos para os maiores. Se a criança for muito pequena, é preferível manter os brinquedos em um lugar mais conveniente para você pegar e guardar. Outra sugestão é colocar os brinquedos não muito requisitados nas prateleiras superiores ou nos maleiros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário