one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança brincando

Imagem: qimono/ Pixabay

Compartilhar:

Criança precisa de ócio para decidir como e com o que quer brincar, diz educadora

Criado em 03/05/16 11h16 e atualizado em 03/05/16 11h38
Por Portal EBC Fonte:Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Idealizadora do projeto Teritório do Brincar, Renata Meirelles percorreu o Brasil entre 2012 e 2013, para pesquisar como se comportam e do que brincam as crianças de cada canto do país: comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral.

Com a experiência de educadora e o material que colheu durante este tempo de pesquisa, Renata lançou o documentário "Território do Brincar", em 2015. Neste ano, ela está prestes a colocar mais uma produção em cartaz: “O Começo da Vida”, que deverá chegar aos cinemas ainda este mês.

Sobre a  importância de um brincar livre, do silêncio e do contato da criança com a natureza, Renata conversou com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Confira:

FMCSV – Para você, Renata, existe um brincar ideal?
Renata Meirelles – O brincar é a oportunidade de a criança ser o que é. Quanto mais você restringe esse brincar, com tutela, serviços, tecnologia, brinquedos elaborados, menos contato ela terá consigo mesma. A criança precisa desse espaço de ócio onde decide o que, como, quando e com quem quer brincar. Vemos crianças muito supervisionadas, sob o olhar do adulto, especialmente nos centros urbanos e nas famílias de classe média e alta. Dessa forma, a criança perde um espaço de liberdade e dessa escuta interna e essencial.

FMCSV – Então, o brincar solitário faz bem à criança?
RM– A criança necessita do silêncio, e conseguir se escutar. Mas isso não, necessariamente, signifique estar sozinha. Algumas vezes sim, e deve ser respeitado. Mas as crianças não estão precisando de mais falas externas, de tantos estímulos de mídia, tantas orientações sobre o que fazer, e desses conteúdos que chegam de fora para dentro. Ela mesma precisa responder questões básicas, como “o que quero fazer?”, “como posso fazer isso?”. Digo sempre que essa escuta no brincar é um exercício do desejo. Quanto mais ela tem a liberdade de escolher o que quer brincar, com quem quer brincar, onde quer brincar, mais acesso ela terá a quem ela é. Ou seja, no brincar, a criança se reconhece a partir de um desejo seu e de como ele se configura por meio das ações que ela realiza no mundo.

FMCSV – Muitos adultos continuam delegando à criança várias atividades durante o dia.

"Pois é. Há uma ilusão de que é preciso preencher todo o tempo da criança para que ela não se sinta sozinha. É preciso mudar essa concepção."

FMCSV – Como você vê o brincar em grupo, com outras crianças?
RM– Vejo como essencial. Por meio dessa interação, a criança encontra referências de como o outro age e o que ele faz. Isso lhe dá oportunidade de experimentar, explorar, buscar novas formas de fazer o que os outros estão fazendo, e cria um contorno para que ela entenda seus limites, como funcionam as regras sociais, e conheça o contexto ao seu redor. A mesma coisa quando brinca com o adulto ou simplesmente fica perto dele enquanto faz algo como um bolo, jardinagem, construções em geral etc. A referência é aprendida sem precisar ser ensinada, apenas vivenciada em conjunto.

FMCSV – Como que a mãe gestante pode, desde a gravidez, preparar esse ambiente do brincar para seu filho que está chegando?
RM – Existe uma comunicação afetiva desde os primórdios da gestação. Uma comunicação não formalizada entre mãe e bebê que está ali, acontece naturalmente. Por isso, quanto mais a mãe puder ter contato com coisas boas, dando-se prazer e bem-estar, ela vai construir uma relação leve. Além disso, falar com a “barriga”, contar histórias, cantar, exprimir suas emoções sobre a chegada dessa criança, tudo isso é um passo para construir sentimentos saudáveis que serão vividos no brincar de seu filho.

FMCSV – No filme “O Começo da Vida”, você fala da importância do brincar e de outro aspecto: o contato da criança com a natureza.
RM – Sim. Esse contato é muito importante. A criança, de forma muito autêntica, entende todas as relações intrínsecas à natureza e a ela própria. Ela se sente parte de tudo isso. Comunga com esse ambiente. Afastá-la da natureza é afastá-la de sua essência. O contato com a natureza é vivencial e não se dá pelo conhecer, informar, alertar. É poder explorar, sentir, testar, algo bem simples, como é o brincar. Sozinha ou na companhia do adulto, ela pode olhar o céu, observar as plantas, admirar os insetos, vivendo o que aquele momento permite, com liberdade e alegria.

FMCSV – E como se dá a interação com o adulto? Muitos falam que “gente grande” não sabe brincar…
RM – Precisamos abandonar esse discurso de que o adulto não sabe brincar ou, ainda, de que a criança de hoje não sabe brincar como a criança de antigamente. O brincar é de todos, está em todos e se realiza na ação, no cantar junto, no correr e pular. Na alegria, na liberdade, na diversão. É dessa forma que se cria vínculo, empatia, autonomia. Todos são capazes disso, crianças e adultos.

* Renata Meirelles é Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica – e do Projeto Território do Brincar, em correalização com o Instituto Alana. Autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2008, e do “Cozinhando no quintal”. Codiretora de diversos filmes de curta-metragem e do documentário “Território do Brincar”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário