one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escovando os dentes

Imagem:

Compartilhar:

Evite a cárie nos dentes de leite: quando não tratada pode levar à extração precoce

Criado em 19/05/16 09h41 e atualizado em 19/05/16 09h46
Por Radio Radinho

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças na faixa dos cinco anos de idade tem ou já tiveram cáries. Embora os dados sejam um pouco assustadores e o problema se mostre mais comum do que imaginávamos, alguns cuidados muito simples podem ajudar os pais no combate a esta estatística.

É essencial mostrar às crianças, desde cedo, a importância da escovação. Os pais devem estar sempre atentos a higiene bucal dos pequenos. Também vale recorrer a ajuda do dentista na prevenção do problema. Normalmente, são recomendadas limpezas profissionais a cada seis meses, além da aplicação de flúor. Agora confira algumas medidas que vão ajudar a evitar esse problema:

Orientar é preciso

Crie o hábito da escovação no seu filho. Ensine-o que esta prática deve ser feita diariamente, sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. O fio dental também é indispensável e deve ser inserido nesta rotina, mas, até ter a autonomia necessária, a criança deve contar com ajuda de um adulto nesta tarefa.

As ferramentas certas

Se possível, recorra ao dentista na hora de comprar a primeira escova de dentes do seu pequeno. Embora, elas tragam a faixa etária de uso em suas embalagens, é interessante trocar uma ideia com um profissional a respeito deste assunto. Ele é quem poderá melhor lhe orientar sobre tamanhos e marcas. O mesmo também vale para as pastas infantis. E lembrem-se de trocar a escova de dentes com frequência. Normalmente, as crianças tem a mania de mastigá-las, o que torna seu uso limitado.

Menos doce, por favor!

Crianças que comem muito doce tem mais chance de apresentar cáries sim! O açúcar serve de alimento para as bactérias causadoras do problema, portanto, cuidados com a alimentação dos filhotes são bem-vindos!

Sem demora!

Uma vez notada qualquer alteração nos dentes dos pequenos, o recomendado é levá-los imediatamente ao odontopediatra. Cáries não tratadas não só causam dor, como se agravam, podendo levar a um tratamento de canal ou, até mesmo, a extração do dente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário