Digite sua busca e aperte enter


Escovando os dentes

Imagem:

Compartilhar:

Evite a cárie nos dentes de leite: quando não tratada pode levar à extração precoce

Criado em 19/05/16 09h41 e atualizado em 19/05/16 09h46
Por Radio Radinho

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças na faixa dos cinco anos de idade tem ou já tiveram cáries. Embora os dados sejam um pouco assustadores e o problema se mostre mais comum do que imaginávamos, alguns cuidados muito simples podem ajudar os pais no combate a esta estatística.

É essencial mostrar às crianças, desde cedo, a importância da escovação. Os pais devem estar sempre atentos a higiene bucal dos pequenos. Também vale recorrer a ajuda do dentista na prevenção do problema. Normalmente, são recomendadas limpezas profissionais a cada seis meses, além da aplicação de flúor. Agora confira algumas medidas que vão ajudar a evitar esse problema:

Orientar é preciso

Crie o hábito da escovação no seu filho. Ensine-o que esta prática deve ser feita diariamente, sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. O fio dental também é indispensável e deve ser inserido nesta rotina, mas, até ter a autonomia necessária, a criança deve contar com ajuda de um adulto nesta tarefa.

As ferramentas certas

Se possível, recorra ao dentista na hora de comprar a primeira escova de dentes do seu pequeno. Embora, elas tragam a faixa etária de uso em suas embalagens, é interessante trocar uma ideia com um profissional a respeito deste assunto. Ele é quem poderá melhor lhe orientar sobre tamanhos e marcas. O mesmo também vale para as pastas infantis. E lembrem-se de trocar a escova de dentes com frequência. Normalmente, as crianças tem a mania de mastigá-las, o que torna seu uso limitado.

Menos doce, por favor!

Crianças que comem muito doce tem mais chance de apresentar cáries sim! O açúcar serve de alimento para as bactérias causadoras do problema, portanto, cuidados com a alimentação dos filhotes são bem-vindos!

Sem demora!

Uma vez notada qualquer alteração nos dentes dos pequenos, o recomendado é levá-los imediatamente ao odontopediatra. Cáries não tratadas não só causam dor, como se agravam, podendo levar a um tratamento de canal ou, até mesmo, a extração do dente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário