one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mononucleose: entenda a doença do beijo

Criado em 18/05/16 12h10 e atualizado em 18/05/16 12h26
Por Portal EBC Fonte:Ligado em Saúde - Canal Saúde

A mononucleose é uma infecção viral que é transmitida pela saliva, por isso é conhecida como doença do beijo. No entanto, o pediatra Bruno Amaral explica, em entrevista ao programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, que para o contágio acontecer, é necessário um contato mais íntimo. "Só o compartilhamento de utensílios não é suficiente para transmitir a doença. O vírus tem uma infectividade baixa". Segundo o médico, apenas 10% das pessoas que estão em contato com alguém infectado serão contaminadas.

Outra característica do vírus Epstein-Barr é que ele se associa ao material genético das células dos seres humanos, o que faz com que ele persista na vida do indivíduo e possa ser eliminado até o fim dos dias dele.

Ainda de acordo com o pediatra, nem sempre quando a pessoa é infectada, ela desenvolve os sintomas clássicos da doença, como faringoamigdalite, febre e linfonodos aumentados. "De 15 a 25 anos é onde a gente mais vê a doença, mas não é onde a gente mais tem a infecção", compara.

Para saber mais sobre a mononucleose, assista à entrevista do programa Ligado em Saúde:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário