one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pelo Código Penal, o aborto é permitido quando a gravidez é resultante de estupro e em casos de risco para a saúde da gestante.

Imagem:

Compartilhar:

Taxa de aborto diminui em países ricos e permanece estável em países em desenvolvimento

Criado em 12/05/16 12h07 e atualizado em 12/05/16 13h16
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

As taxas de aborto mundial têm diminuído significativamente desde 1990 no mundo desenvolvido, diferentemente do que ocorre nos países em desenvolvimento, aponta um estudo divulgado ontem (11) no periódico científico The Lancet. A constatação leva a crer que a falta de informação e de aceso aos cuidados de saúde sexual e reprodutiva atuam diretamente no número de gravidezes indesejadas.  

A pesquisa, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Guttmacher, foi feita levando em consideração dados sobre aborto de agências governamentais e dados compilados a partir de fontes internacionais e de estudos nacionais. Apesar da queda nas taxas registradas pelos países ricos, um quarto de todas as gestações em todo o mundo ainda termina em aborto. 

No total, 56,3 milhões de mulheres optam, todo ano, pela interrupção da gravidez.

A taxa mundial, avaliada entre 2010 e 2014, apresentou um aumento de 5,9 milhões em comparação à década anterior. O crescimento porém, está relacionado ao aumento da população neste período.

De acordo com o estudo, a taxa de aborto nos países desenvolvidos caiu de 46 para 27 a cada mil mulheres em idade fértil. Já nos países em desenvolvimento, o número se manteve estável: caiu de 39 para 37.  

O relatório aponta que a imposição de leis restritivas não altera significativamente as taxas de aborto, mas é mais provável que nestes locais as mulheres busquem meios de abortarem ilegalmente, o que pode ser inseguro. Nos países em que o aborto é proibido por completo, ou permitido apenas para salvar a vida da mulher, a taxa foi de 37 abortos por 1.000 mulheres, em comparação com 34 por 1.000 onde a prática é legal.

A América Latina está entre as regiões com maior taxa de aborto verificada no mundo, além de ser um dos locais onde a proporção de abortos por mulheres grávidas aumentou desde 1990: a porcentagem de abortos na região subiu de 23% para 32%, significando que uma em cada três gestações termina em aborto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário