one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê sorrindo

Imagem: Pixabay/ sebadelval

Compartilhar:

Como criar uma criança saudável e feliz?

Criado em 29/06/16 09h30 e atualizado em 29/06/16 09h55
Por Primeira Infância Melhor (PIM)

Por volta dos quatro anos, a criança já tem uma certa autonomia e pouco a pouco vai aprendendo a agir corretamente. Com paciência e compreensão, ensine-a com amor. Confira como você pode ajudá-la a se desenvolver de forma saudável e feliz:

- Fale com um tom de voz suave. Mostre seu carinho. Quando ela quiser alguma coisa que não lhe possa ser dado ou fizer algo errado, não a castigue, nem grite. Isto a incomoda e lhe causa temor e insegurança. Explique por que você não pode dar o que ela deseja ou fazer tudo o que ela quer.

- Não a engane fazendo promessas que não possa cumprir. Isso causa frustração.

- Seu filho deseja brincar com outras crianças. Ajude para que seja uma experiência agradável para ele. Ensine-o a emprestar seus brinquedos e a compartilhar, buscando relacionar-se com crianças de sua idade. Assim, ele aprende que as coisas não podem ser somente suas.

- Ele já consegue fazer muitas coisas de forma independente. Não prejudique seu desenvolvimento. Deixe-o fazer, mesmo que erre. Ajude somente quando necessário.

- Ensine a construir boas relações de convivência, tais como: ajudar os outros, manter boas relações com as pessoas, recolher o que deixou no chão, consolar uma criança que chora, guardar os objetos, cumprimentar as pessoas, dizer “obrigado” e “por favor”. Reforce essas ações com carinho. Assim irá ajudá-la para que em outros momentos tome as mesmas atitudes.

- Seu filho tem curiosidade de conhecer o mundo. Tudo lhe chama a atenção, inclusive seu próprio corpo. É possível que, em determinadas ocasiões, toque ou brinque com suas partes genitais ou com as de outra criança. Não faça disso uma coisa “especial”, nem lhe diga que isso é feio. Distraia sua atenção, convide-o para brincar ou para fazer alguma coisa que goste.

- Você sabe que brincar é muito importante para seu filho, não só pela diversão, como pelo aprendizado e desenvolvimento que possibilita. Mesmo que ele conheça vários jogos e brincadeiras, você pode ensiná-lo a brincar de cantigas de roda. Ele, além de gostar, poderá compartilhar com outras crianças.

- As brincadeiras de imitar os adultos ainda são as preferidas. Brinque com ele, perguntando o que deseja, pois com um pouco de imaginação e alguns objetos você consegue, por exemplo, brincar de: médico em que você é o paciente, uma cordinha é o estetoscópio, uma colher ou pedacinho de madeira é a injeção; supermercado com alguns objetos para serem “comprados e vendidos” e pedacinhos de papel como dinheiro. Quando participa de suas brincadeiras, além de lhe dar atenção, você estimula sua criatividade e iniciativa. Assim, novas brincadeiras e jogos serão inventados.

- Além desses jogos, recomendamos brincadeiras com cordas, caixas e bolas. Estas brincadeiras ajudarão seu filho a crescer e a se desenvolver melhor.

- Determine um lugar para brincar e outro para guardar os brinquedos. Crie nele o hábito de recolher e guardar os brinquedos quando terminar de brincar.

- Lembre-se que brinquedo não é enfeite. Deixe seu filho brincar com todos os brinquedos, apenas recomende que os cuide.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário