one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Pixabay

Compartilhar:

Low poo: saiba como deixar os cabelos das crianças saudáveis sem xampu

Criado em 28/06/16 11h44 e atualizado em 28/06/16 12h20
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

Cachinhos mais que bonitos, saudáveis. A promessa das técnicas low-poo e no-poo para crianças é promover a beleza natural dos cabelos e cuidar, evitando danos futuros com o uso de produtos inadequados para a saúde dos fios.

Mas o que significa  low-poo e no-poo?  Os movimentos que ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo defendem, respectivamente, a redução drástica e o fim do uso de sulfatos fortes e petrolatos, substâncias presentes na grande maioria dos produtos de beleza vendidos atualmente. 

Que os cosméticos comuns funcionam, funcionam. O cabelo fica brilhoso, sedoso e "comportado". No entanto, a um alto custo, tanto financeiro quanto em prejuízos aos fios. O que acontece é que os sulfatos, que fazem a espuma, promovem uma limpeza agressiva, que retira, inclusive, a proteção natural dos cabelos contra a desidratação. Os petrolatos e derivados, por sua vez, formam uma película, que traz os aspectos de brilho e seda, mas que impede o cabelo de ter contato com os nutrientes necessários para seu fortalecimento.

Dá um certo trabalho cuidar dos cabelos quando se decide reduzir ou eliminar de vez esses compostos químicos. Mas a recompensa vem com o tempo. Quem faz garante que cerca de um a dois meses depois, os cachos ficam naturalmente formados, bonitos e naturais.

É preciso destacar que a técnica criada pelo brasileiro Denis da Silva e pela inglesa Lorraine Massey foi desenvolvida para cabelos cacheados e crespos. No entanto, serve muito bem para cabelos lisos também. 

Segundo Denis, quanto mais cedo se eliminar ou nem utilizar as químicas nas crianças, melhor. Os cabelos mais novos são mais vulneráveis e fáceis de cuidar e, assim, evita-se ressecamento e comprometimento mais sério a longo prazo.

Ele explica que é possível usar os mesmos produtos no-poo de adultos nas crianças, mas é bom ter cuidado. O óleo essencial de menta, por exemplo, comum nos produtos de low-poo / no-poo para limpeza, é muito forte para ser usado nos pequenos, pois pode irritar olhos e nariz. 

Outra dica, para quem não tem acesso ou quer, pelo menos, minimizar os problemas gerados pelo sulfato é lavar os cabelos das crianças com o condicionador. No máximo, Denis recomenda colocar uma colher de xampu dentro do tubo de condicionador e usar essa fórmula para lavar os cabelos. 

Passo a passo 

1 - Primeiro, é preciso atentar para a lista das substâncias proibidas e adquirir os produtos que não as tenham na fórmula.

Substâncias não recomendadas*

Sulfatos

Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)
Sodium Trideceth Sulfate (também comercializado como: Sulfato de sódio polioxietileno tridecilo; sulfato de sódio ÉTER tridecilo; etanol, 2 [2 [2 (trideciloxi) etoxi] etoxi], sulfato de hidrogénio, sal de sódio; de sódio a 2 - [2 - [2 - (trideciloxi) etoxi] etoxi] ETÍLICO sulfato, sódio tridecilo TRI (oxietil))
Tridecyl polyoxyethylene sodium sulfate
Sodium tridecyl sulfate ETHER ethanol
sodium tridecyl TRI ( oxyethyl )
sodium 2 - [2 - [ 2 - ( tridecyloxy ) ethoxy ] ethoxy ] ethyl ester sulfate
ethanol, 2- [2- [ 2- ( tridecyloxy ) ethoxy] ethoxy] hydrogen sulfate , sodium salt
sodium sulfate Coconut
lauryl sulfate and ammonium laureth
TEA lauryl sulfate
TEA dodecylbenzenesulfonate
alkylbenzene sulphonate
ammonium or sodium xylenesulfonate
Sodium laureth , myreth , sodium lauryl sulfate

Petrolatos

Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina
Isoparaffin
C13-14 Isoparaffin
C12 - 20 Isoparaffin
Isododecane
Isodedecene
Alkane
Dodecano/Dodecane
Dodeceno/Dodecene

*Lista compilada pela moderação da comunidade low / no-poo no Facebook, passível de alterações.

2 - Depois, é preciso lavar os cabelos da criança com um xampu que tenha sulfato, mas não petrolato. O objetivo é fazer uma última lavagem agressiva (nos cabelos, pentes, escovas e acessórios), para tirar todo o resquício dos petrolatos, e, a partir daí, usar só os xampus sem sulfatos. 

Atenção: xampu sem sal é diferente de xampu sem sulfato. É preciso ler a fórmula para saber se contém alguns dos compostos proibidos

3 - Depois do xampu, é aplicar o condicionador. Os condicionadores sem petrolatos são mais fáceis de se encontrar no mercado. E há várias opções para crianças. 

Além do condicionador, pode ser necessário, de acordo com o tipo de cabelo, a aplicação de máscaras e hidratações. Há produtos específicos para isso, mas há também, na internet, diversas receitas caseiras, que, por utilizarem apenas produtos naturais, não têm contraindicação para crianças.

Algumas dicas importantes para pentear os cabelos*

- penteie os cabelos úmidos, nunca secos, nem pingando;
- use fraldas ou outro pano de algodão em vez da toalha, para retirar o excesso de água;
- use os dedos para desembaraçar;
- usando uma escova, inicie penteando as pontas, depois o meio e só então a raiz;
- para não machucar a criança, segure os cabelos pelo meio do comprimento e desembarace as pontas e vá subindo a mão conforme for penteando.

*Baseada nas dicas da página No e Low Poo para Crianças

Referências para quem quer saber mais sobre o tema:

- No e Low Poo para Crianças no Facebook

- Vanianda Cacheadinhos

- Cacheia

- O Nosso Blog

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário