one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pés de criança

Imagem: Pixabay Tojo_5

Compartilhar:

Quando se preocupar com o xixi na cama à noite?

Criado em 06/06/16 11h27 e atualizado em 06/06/16 11h52
Por Instituto Pensi

Fazer xixi na cama antes dos cinco anos é comum, afinal o sistema urinário dos pequenos ainda não está totalmente amadurecido. Após esse período, porém, os pais devem ficar atentos, pois pode se tratar de uma doença, conhecida como enurese noturna.

A perda involuntária de urina envolve causas distintas. Uma delas é física, ou seja, quando a bexiga se contrai involuntariamente. Há também o que chamamos de poliúria noturna, quando ocorre aumento da quantidade de urina durante a noite pela falta de um determinado hormônio. E ainda consideramos como motivo a dificuldade no despertar ou de reconhecer a sensação de bexiga cheia.

Outro fator curioso envolve hereditariedade: se um dos pais ou ambos passarem pelo problema na infância, as chances de seus herdeiros molharem a cama são altas.

O alívio é saber que todos os casos têm solução e raramente estão associados a algo grave.

A atitude dos adultos de aceitação e tolerância, no entanto, são fundamentais para o sucesso do tratamento. Os adultos precisam entender que a criança não faz de propósito, não têm culpa. Intervenções comportamentais simples, como evitar a ingestão de líquidos antes de dormir e/ou levar a criança ao banheiro durante a noite, costumam ser indicadas com sucesso.

Em outros casos, pode-se recorrer ao uso de medicamentos que reduzem a produção de urina ou que controlam as contrações vesiculares. O ideal é procurar um profissional para avaliar o  caso. Molhar a cama também pode esconder outros males, como o diabetes, doença renal crônica e outras condições psicológicas, como estresse, depressão e/ou ansiedade.

Mas, quando começar o tratamento? Vai depender da maturidade da criança e do nível de tolerância da família. Nada que doses de paciência, compreensão e interesse pelo assunto não resolvam.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário