one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mãe e filho

Imagem:

Compartilhar:

Desmame abrupto é traumático, diz pediatra

Criado em 19/07/16 09h51 e atualizado em 19/07/16 10h19
Por Ligado em Saúde - Canal Saúde

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês mamem exclusivamente até os seis meses e que recebam o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Em entrevista ao programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, o pediatra Marcus Renato de Carvalho afirma que não haver um limite certo para o desmame total é uma orientação bastante sábia, porque além de existirem variações sociais e culturais em cada família, o processo é bastante subjetivo. "Ele depende da mãe, do bebê e do pai, que pode ajudar (os dois primeiros) a terem um melhor momento."

Segundo Marcus, o desmame total deve ser um processo que acontece de forma gradativa: "O desmame abrupto é traumático". A recomendação do pediatra é que a mãe nunca use subterfúgios como pintar o peito, dizer que está machucado, colocar pimenta ou viajar como medida de interromper a amamentação. "A nutriz deve agir com verdade e com conversa". Uma forma de fazer isso, é explicar à criança seu cansaço e dizer a ela que mesmo sem dar o peito, ela estará sempre por perto com muito colo e muito abraço.

Assista à entrevista completa:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário