one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Greyerbaby / Pixabay

Compartilhar:

Quatro dicas para capacitar a criança a superar dificuldades

Criado em 30/08/16 08h54 e atualizado em 30/08/16 10h45
Por Toda Criança Pode Aprender

Capacidade de enfrentamento em vivências adversas, resistência emocional em situações difíceis, criatividade para reinventar a própria história e elaborar experiências dolorosas… Todos esses elementos compõem o que se pode chamar de resiliência, algo essencial para que sejamos capazes de superar toda sorte de fatalidades e algo que não nasce conosco, mas é construído. Uma vez que esse aspecto é fundamental para uma vida psiquicamente saudável, surge a questão: de que forma podemos ajudar as crianças a construir resiliência?

O Center on the Developing Child da Universidade de Harvard produziu três vídeos e um pequeno artigo sobre o assunto, evidenciando que a resiliência é fruto da interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Cada criança irá constituir sua resistência emocional de forma única, a depender de seu contexto e de suas características particulares. Entretanto, é importante tentar compreender que elementos usualmente favorecem a criação de resiliência, pois, dessa forma, é possível criar e implementar políticas públicas e intervenções mais efetivas.

Veja a seguir quatro fatores que colaboram para o desenvolvimento de resiliência, de acordo com os especialistas da Universidade de Harvard:

1. Boas relações com os adultos afetivamente importantes para a criança

Sejam esses adultos familiares, cuidadores ou profissionais da educação, as relações de confiança, cuidado e afeto desenvolvidas com as crianças serão base importante para que ela se sinta protegida e fortalecida. Mesmo que a criança possua apenas uma relação positiva consistente, esta vivência pode auxiliar na construção de resiliência.

2. Boas oportunidades de desenvolvimento de recursos intelectuais e emocionais

A possibilidade de a criança descobrir suas próprias capacidades intelectuais e emocionais em ambientes seguros será fundamental para que ela tenha mais autoconfiança e, portanto, uma sensação mais intensa de que poderá enfrentar dificuldades por ter habilidades para isso. A relação positiva com os adultos responsáveis por seu cuidado é uma das mais importantes bases para o desenvolvimento dessas capacidades, pois a partir da observação a criança poderá encontrar modelos de como lidar com diferentes situações.

3. Experimentar frustrações e stress de maneira controlada

Algumas situações adversas são importantes para o desenvolvimento da criança. Ela só será capaz de resistir a situações difíceis caso tenha construído um repertório de recursos que podem ser utilizados para sua autoproteção. É preciso dosar essas vivências, considerando que sentimento de extremo desamparo é altamente prejudicial, mas que as frustrações são parte da experiência de qualquer ser humano.

4. Políticas públicas de suporte à infância

Políticas públicas que oferecem suporte a famílias preparam os pais para a chegada do bebê e garantem acolhimento de qualidade em abrigos (em casos de afastamento da família de origem) são fundamentais. Nesse mesmo sentido, também é essencial oferecer educação de qualidade, acessível a todas as crianças, independentemente de sua situação socioeconômica. Qualquer política pública que tenha como efeito a garantia de direitos básicos é extremamente importante, pois favorecerá que adultos estejam mais disponíveis para as crianças e interajam com elas com maior qualidade. Além disso, o ambiente favorável proporcionará aos pequenos sensações de estabilidade e segurança.

Ninguém perde a capacidade de resiliência de forma irrecuperável, mas as experiências da infância deixarão marcas mais profundas, sejam elas negativas ou positivas. Reduzir os efeitos de vivências de adversidade nas crianças é algo que colabora muito para sejam saudáveis física, psicológica e emocionalmente. Também é uma das bases importantes de investimento para gerar desenvolvimento social.

Quer saber mais sobre o tema? Recomendamos os três vídeos produzidos pela Universidade de Harvard, disponíveis abaixo:

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário