one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança plantando

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Como envolver as crianças em ações sociais?

Criado em 23/09/16 09h34 e atualizado em 23/09/16 09h47
Por Toda Criança Pode Aprender

Como criar uma criança para ser um adulto preocupado com responsabilidade social? Por meio do exemplo da “Chilis sobre Rodas”, em que mãe e filho distribuem refeições para moradores de rua, refletimos sobre os impactos que a participação nesse tipo de ação pode ter na vida futura da criança.

Michelle e Ollie distribuindo chilis
Copyright - Michelle e Ollie distribuindo chilis

Reprodução / Facebook

Sempre frisamos no Toda Criança Pode Aprender a importância dos adultos entenderem seu papel de modelos para as crianças, e as responsabilidades que acompanham essa posição de “dar o exemplo”. Isso se aplica à ações positivas e negativas: assim como já falamos aqui dos impactos ruins que as pequenas corrupções do dia a dia podem ter na formação da criança, hoje trazemos um exemplo contrário, sobre os efeitos positivos de envolver as crianças em ações sociais.

A ONG norte-americana Chilis on Wheels (Chilis sobre rodas, em tradução livre) distribui semanalmente refeições veganas para moradores de rua. Criada na época de Ação de Graças em 2014 por Michelle Carrera, o que chamou nossa atenção foi a maneira como seu filho, Ollie, foi totalmente envolvido nas ações da ONG.

Ollie, que hoje tem 5 anos, integra as ações: contribui no preparo das refeições, no seu empacotamento e, enfim, na sua distribuição, já que ele acompanha a mãe nas ruas para entregar os chilis veganos às pessoas.

Levar a criança para acompanhar uma ação como essa pode ensinar sobre responsabilidade social, bondade, empatia, engajamento comunitário e muito mais! Nem todos têm as oportunidades de Ollie de participar de maneira tão completa em uma ação comunitária, mas incluir as crianças nas ações e conversas ligadas à responsabilidade e justiça social pode contribuir para a sua formação como cidadã preocupada em construir um mundo melhor.

Confira um vídeo institucional em que Ollie fala, da sua perspectiva, da importância do trabalho que realiza:

Sobre Chili sobre Rodas:
Ollie: “Precisamos levar chili para as pessoas porque elas estão com frio, e nós precisamos ajudar.”

Por que vegano?
Ollie: “Porque salvamos animais.”

Para onde vai o chili?
Ollie: “Para as barriguinhas.”

Por que nós damos chili para as pessoas nas ruas?
Ollie: “Porque elas estão com frio e o chili deixa elas quentes.”

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário