one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alimentos verdes são ricos em vitaminas e minerais

Imagem:

Compartilhar:

Confira seis dicas para fazer as crianças comerem legumes e verduras

Criado em 04/10/16 10h14 e atualizado em 04/10/16 10h22
Por Criar e Crescer

Quando eles são bebês eles comem de tudo! Aí é só as crianças crescerem um pouquinho pra começarem a agir como se nunca tivessem visto aquela abóbora antes e não aceitam de jeito nenhum nada que tenha a cor ver no prato. A gente sabe que essa fase não é fácil, por isso separamos 6 sugestões de como fazer as crianças comerem mais legumes e verduras.

1) Faça com que legumes e verduras sejam um hábito – e não uma ocasião especial

Se durante a semana toda a gente deixa as crianças comerem só um franguinho com batata é bem provável que quando – de repente – surgir aquela abobrinha do nada na mesa do almoço ela seja imediatamente rejeitada pelos pequenos. É por isso que legumes, verduras e frutas tem que ser presença constante nas refeições, assim as crianças aprendem a se acostumar com elas.

2) Introduza novos alimentos aos poucos e sem pressa

Não adianta querer que no mesmo dia seu filho experimente berinjela, cenoura, ervilha e de sobremesa um mamão. Se ele já demonstra ser difícil para comer, apresente novos alimentos aos poucos. E tenha paciência. Não gostou da cenoura na primeira vez? Tente uma segunda, uma terceira, uma quarta.

3) Provar é obrigatório

Seu filho não precisa terminar o prato e nem precisa gostar do novo alimento, mas provar é o mínimo que ele deve fazer.

4) Transforme a refeição em um momento divertido

Mesmo com a correria do dia a dia tente relaxar na hora do almoço e do jantar. Se seu filho não quis comer quase nada ou disse que odiou a verdura nova que provou, não se estresse. Passe para seu filho a sensação de que a hora das refeições é um momento leve e não de tensão.

5) Aposte nos molhos

Se seu filho se recusa a experimentar uma comida nova, tente uma versão desse mesmo alimento com um molho para mergulhar. Por exemplo: tiras de cenoura com sour cream. Ou pepino fatiado com húmus.

6) Dê o exemplo

Para as crianças suas ações são muito mais importantes que suas palavras. Então comece dando o exemplo. Coma sempre alimentos saudáveis e variados. E mostre para seu filho como você gosta desses alimentos.

Quer saber mais sobre alimentação infantil? Então você precisa ver o vídeo, no canal do Criar e Crescer, sobre o apetite do bebê para entender quando ele aumenta e quando diminui.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário