one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Amyelizabethquinn / Pixabay

Compartilhar:

5 dicas para um banheiro seguro para crianças

Criado em 04/11/16 08h27 e atualizado em 04/11/16 08h35
Por Hospital Infantil Sabará

Toda casa é um local potencial de perigos para crianças pequenas, mas cozinhas e banheiros são locais mais perigosos, seja pelo piso mais escorregadio, pelos produtos existentes ali ou até pelos perigos das atividades realizadas nestes lugares.

A maneira mais simples de evitar lesões em banheiros é fazer com que este cômodo seja inacessível a crianças desacompanhadas dos pais. Isso pode significar a instalação de uma trava na porta na altura do adulto para que a criança não consiga entrar no banheiro quando o responsável não estiver por perto. Além disso, é importante certificar-se de ter uma fechadura que possa ser desbloqueada a partir do exterior, apenas para o caso da criança ficar trancada dentro daquele local.

Dicas simples para prevenir lesões em crianças no banheiro:

Supervisão

As crianças podem se afogar em apenas alguns centímetros de água, por isso, nunca deixe uma criança sozinha no banho, nem por um momento. Se você precisar atender a campainha ou o telefone, envolva sua criança em uma toalha e leve-a consigo. Cadeiras de banho e anéis são feitos para serem auxiliares de banho e não vão impedir a criança de se afogar, caso ela esteja sozinha. Nunca deixe água na banheira quando não estiver utilizando-a. Também é importante ter tudo o que você acha que vai precisar ao alcance do braço, antes de começar o banho, para não precisar se ausentar.

Escorregões e quedas

Instale tiras antiderrapante na parte inferior da banheira. Coloque uma cobertura amortecida na torneira de água para que seu filho não se machuque, caso bata a cabeça contra ela. Adquira o hábito de fechar a tampa do vaso sanitário.

Temperatura da água

Para evitar queimaduras, a temperatura mais quente na torneira deve ser de, no máximo, 49 graus celsius. Em muitos casos, você pode ajustar o seu aquecedor de água quente. Quando seu filho crescer o suficiente para ligar as torneiras, ensine-o a ligar primeiro a água fria e depois a quente.

Medicamentos e produtos de higiene pessoal

Mantenha todos os medicamentos em recipientes com tampas de segurança. Lembre-se, no entanto, que nem todos são à prova de crianças, por isso, armazene os medicamentos e cosméticos fora de alcance em um armário trancado e em local alto.

Aparelhos elétricos

Se você usar aparelhos elétricos no banheiro, em especial secadores de cabelo e máquinas de barbear, certifique-se de desconectá-los da tomada e armazená-los em um armário com trava de segurança. É sempre melhor usá-los em outra local, onde não haja água.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário