one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Creche Renascer, na Cidade Estrutural, no Distrito Federal

Imagem: Sérgio Amaral/MDS

Compartilhar:

Documentário aborda a importância do direito à educação infantil

Criado em 03/11/16 08h21 e atualizado em 03/11/16 08h33
Por Toda Criança Pode Aprender

Mais de 106 mil crianças aguardam por vagas em creches na lista de espera da Prefeitura de São Paulo. O acesso à educação, como era de se esperar, é mais difícil nas áreas de periferia. A situação está longe de ser um problema exclusivo da cidade de São Paulo, mas ao voltar o olhar apenas para o município já é possível ter ideia do tamanho do trabalho a ser feito Brasil afora, conforme aponta o documentário “Direito à Educação Infantil”.

Produzido pelo advogado Rubens Naves, membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil (GTIEI) em conjunto com a página do Facebook “Direito à Creche” e com roteiro e direção geral de Marta Nehring e direção de Marcela Lordy, o curta-metragem ressalta a dificuldade que existe em garantir o direito à educação na infância, apesar de estar previsto pela lei brasileira e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A fila de espera numerosa é apenas um dos obstáculos do amplo acesso à educação. Conforme indica a defensora pública Mara Renata Ferreira, uma vez na instituição de ensino, existem ainda muitos aspectos a considerar, como número de alunos por sala, número de educadores por grupo de crianças, capacitação do educador, espaço e infraestrutura favoráveis, adequação da alimentação, entre outros fatores.

Quando a criança não tem garantido o acesso nem à educação básica, a situação pode se refletir em defasagens significativas na aprendizagem e na socialização que são difíceis de superar posteriormente.

Ainda de acordo com a defensora entrevistada, muitas das crianças que chegam à Fundação Casa desde a primeira infância não tiveram acesso a seus direitos básicos.

Muitos grupos, como o GTIEI, têm pressionado as instituições públicas e os gestores para que essa situação seja transformada. Conforme aponta o documentário, no ano de 2013 foi decidido judicialmente que a prefeitura de São Paulo tem a obrigação de criar mais 150 mil vagas em creches e pré-escolas. Desde então, foram criadas 90 mil vagas, mas a demanda também aumentou.
Para saber mais, assista ao documentário completo aqui:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário