one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A República e a Bandeira

Imagem:

Compartilhar:

A República e a Bandeira

Criado em 12/07/12 13h49 e atualizado em 12/07/12 14h45

O Brasil foi durante muito tempo uma Monarquia - a forma de governo em que um rei ou imperador comanda o país durante muito tempo, às vezes até morrer. O poder é passado de pai para filho. Assim, o último imperador do Brasil foi D. Pedro II, filho de D. Pedro I, que havia proclamado a Independência.

Mas os militares, fazendeiros e parte da população da época não gostavam da Monarquia como forma de governo. Eles reclamavam do Poder Moderador, que dava poder total para o imperador. Além disso, o povo não era livre para escolher a sua religião e as províncias não tinham autonomia (poder de decisão). Por isso, os republicanos (as pessoas que faziam parte do movimento contra a Monarquia) se movimentaram para tirar D. Pedro II do poder.

 

FIM DA MONARQUIA

rui barbosa
Rui Barbosa (Foto: Site oficial Plenarinho)

A República do Brasil foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 15 de novembro de 1889. Nesse dia, a Monarquia chegou ao fim e um governo provisório foi estabelecido.

As antigas províncias formaram, junto com o poder central, os Estados Unidos do Brasil. A nova forma de governo, República Federativa, foi anunciada no decreto número um, escrito por Rui Barbosa.

E quem era Rui Barbosa? Um personagem importante na história do Brasil. Ele foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República duas vezes, mas não ganhou. Presidiu a Academia Brasileira de Letras e brigou pela liberdade de escolha e de opinião do povo.

 

O PRIMEIRO PRESIDENTE

Marechal Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Site oficial Plenarinho)

Na verdade, a população em geral não participou tão ativamente do movimento pela queda da Monarquia. A proclamação da República foi uma iniciativa dos militares.

Por isso mesmo, o marechal Deodoro foi o chefe do governo provisório. Em 1891, ele ganhou a eleição e tornou-se o primeiro presidente da República brasileira.

 

O QUE É UMA REPÚBLICA?

Nesse sistema político, o Presidente da República é o chefe do governo, e conta com a ajuda de ministros escolhidos por ele. Uma República democrática é aquela em que o povo participa do governo ao votar. Assim, o povo escolhe os seus representantes no poder.


Depois de instituída a República, o poder ficou divido em três ramos: o Executivo, representado pelo Presidente; o Legislativo, que elabora as leis (é o Congresso, com a Câmara e o Senado); e o Judiciário, que julga o cumprimento das leis.

 

DATA ESPECIAL

Em 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. Afinal, o Brasil não poderia ser uma República sem um símbolo, sem uma bandeira. Mas a primeira bandeira da República era bem diferente da atual. Ela foi provisória e usada apenas dos dias 15 a 19 de novembro de 1889. No dia 19, foi adotada a nossa atual bandeira.

Uma bandeira é um símbolo muito importante, pois pode representar muitas coisas, como um time de futebol, uma cidade ou um movimento revolucionário. Todos os países têm as suas bandeiras.
Na Bandeira Nacional, está escrita a frase “Ordem e Progresso”. É a expressão de um pensamento chamado positivismo, que influenciou a adoção da República como forma de governo. “Ordem” significa uma forma de alcançar o desenvolvimento e “progresso” traz a idéia de crescimento de um povo.

O verde da bandeira lembra as árvores das nossas florestas. O amarelo representa a nossa riqueza mineral (principalmente o ouro). O azul é visto por alguns estudiosos como uma homenagem a Nossa Senhora, padroeira do Brasil. E o branco simboliza os nossos desejos de paz.

 

VOCÊ FAZ A HISTÓRIA

Aquele mês de novembro, em 1889, foi mesmo muito importante para o Brasil. Aconteceram várias mudanças, como a bandeira, a forma de governo nova e o primeiro presidente. Hoje, o nosso País é como você conhece por causa das transformações que ele já viveu. Vários governantes estiveram no poder, e a mais nova chefe de governo é a atual presidenta, Dilma Roussef, a primeira mulher a ocupar o cargo na história, que foi eleita em 2010.

A história de um país constrói a sua identidade. E o Brasil é das crianças. Por isso a história do Brasil, de agora em diante, vai ser escrita por você!

 

CURIOSIDADES SOBRE A BANDEIRA

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil (Fonte: Site oficial Plenarinho)

A Bandeira Nacional deve ser hasteada todos os dias nos seguintes lugares:

- Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada;
- Prédios dos Ministérios;
- Congresso Nacional;
- Supremo Tribunal Federal;
- Prefeituras e Câmaras Municipais;
- Tribunais Superiores;
- Unidades da Marinha mercante;

No dia 19 de novembro, a Bandeira é hasteada ao meio-dia em comemorações especiais. Durante a noite, s a bandeira estiver hasteada ela deve ficar iluminada. Nenhuma bandeira estrangeira pode ser hasteada no Brasil, a não ser que a brasileira esteja hasteada ao lado e seja do mesmo tamanho. Apenas as embaixadas podem ter a bandeira de seu país hasteada sem a brasileira. Na Praça dos Três Poderes, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada.

 

Fonte: www.plenarinho.gov.br

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário