one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nosso idioma oficial

Imagem:

Compartilhar:

Nosso idioma oficial

Criado em 13/07/12 15h00 e atualizado em 16/07/12 09h48
Por Governo Brasileiro

O português é a 8ª língua mais falada no mundo e a 3ª entre os países ocidentais – atrás apenas do inglês e espanhol. Cerca de 240 milhões de pessoas se comunicam por meio deste idioma, adotado oficialmente em oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste –, além de Macau. É também uma das línguas oficiais da União Europeia, desde que Portugal passou a integrar o grupo, em 1986.


O idioma foi introduzido no Brasil no século 16, com a colonização portuguesa. Na época do descobrimento, o País era ocupado por vários grupos indígenas que adotavam 1,3 mil línguas diferentes. 
A ascensão da língua portuguesa à condição de idioma oficial do Brasil foi um processo que durou mais de dois séculos, envolvendo um intercâmbio entre europeus e indígenas: se de um lado os portugueses trouxeram a língua portuguesa, de outro os indígenas ensinaram aos europeus o tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi.


A Língua Geral, ou Tupinambá, se tornou a mais falada no Brasil no final do século 17, inclusive com características literárias, pois era usada por missionários na tradução de peças sacras, orações e hinos.

Preocupado em garantir a presença política no Brasil, Portugal decretou, em 1757, a lei do Diretório que proibiu crianças, filhos de portugueses e indígenas de aprender e falar outra língua que não o português. Inicialmente, a regra valia para as áreas onde hoje estão os Estados do Pará e Maranhão. Mas, em 1759, um alvará tornou obrigatório seu uso em todo o território nacional, assegurando sua hegemonia.

Embora predominante, o português falado no Brasil varia conforme a região e a localidade, como evidenciam os diferentes sotaques. Além da influência dos idiomas dos povos que passaram ou imigraram para o Brasil ao longo da história (holandeses, franceses, espanhóis, árabes, italianos etc.), os sotaques se devem às diferenças no idioma dos colonizadores, que vieram em distintas épocas e regiões de Portugal.

Outro aspecto relevante é que, embora a língua portuguesa seja a oficial, ela não é a única: pesquisadores calculam que, além dela, ainda existam pelo menos 180 línguas indígenas no Brasil. A essas se somam as línguas alóctones (de descendentes de imigrantes), línguas crioulas, práticas linguísticas diferenciadas dos quilombos e duas línguas de sinais. Ou seja, por essa perspectiva, o Brasil pode ser considerado um país multilíngue.

Recentemente, ações no campo das políticas públicas têm procurado resgatar e preservar línguas. Na educação, a implantação da educação escolar indígena bilíngue tem colaborado para a preservação de línguas indígenas. Outra iniciativa relevante foi à inclusão, no Censo Populacional de 2010, de pergunta para identificar a língua falada pelas pessoas que se autodeclaram indígenas.
O Brasil estabeleceu um cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que prevê a padronização da escrita entre os oito países que têm a língua portuguesa como oficial e integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de ampliar o intercâmbio cultural e científico.

Desde janeiro de 2009, a reforma ortográfica está em vigência com mudanças que envolvem o fim do trema, novas regras para a acentuação e para o emprego do hífen, além da inclusão das letras w, k e y no alfabeto. Ao todo, as alterações atingem cerca de 0,5% das palavras. O português em braile também acompanha as mudanças.

Confira as outras mudança no aplicativo Acordo Ortográfico

Fontes:

Portal do Governo Brasileiro
Ações preservação línguas indígenas
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário