one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Constituição do Brasil de 1988

Imagem:

Compartilhar:

5 de outubro: Aniversário da Constituição Federal

Criado em 03/10/13 11h46 e atualizado em 05/11/14 12h04
Por Plenarinho

Constituição de 1988
Constituição de 1988 (Reprodução)

Você sabia que dia 5 de outubro, a nossa Constituição Federal faz aniversário? Ela, que é carinhosamente chamada de “Constituição Cidadã”, recebeu este apelido porque ampliou as garantias e liberdades das pessoas, restabeleceu as eleições livres e diretas, acabou com a censura, criou novos direitos trabalhistas, e permitiu o voto de analfabetos e de jovens a partir de 16 anos.

Por todas essas razões devemos, sim, comemorar essa data e lembrar que o nosso país já superou momentos muito difíceis no campo da política, e que a Constituição de 1988 deve ser defendida e homenageada por todos os brasileiros. O nosso país já teve sete Constituições Federais até hoje, mas esta última é, com certeza, a mais democrática de todas. 

E que tal agora conhecer curiosidades sobre a história das Constituições brasileiras?
 
O Brasil já teve sete Constituições desde sua independência, no dia 7 de setembro de 1822.

A primeira Constituição foi a que durou mais tempo: 65 anos! Ela foi publicada em 1824 e dava muitos poderes ao imperador. Tanto que ela previa quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Com este último, o imperador podia controlar todos os outros. Pela lei, só podia votar aquele cidadão que tivesse uma quantia x de dinheiro.

A Constituição de 1891 chamava os governadores de “presidentes de estado”. Isso porque foi baseada na Constituição dos Estados Unidos, onde cada estado tinha autonomia, desde que não fossem contra a lei máxima do país.

A Constituição que ficou em vigor por menos tempo foi a terceira, de 1934. Durou apenas três anos! Mas na prática foi um ano só, porque em 1935 o então presidente da República, Getúlio Vargas, suspendeu sua validade.

A Constituição de 1937, outorgada por Getúlio, era também chamada de “Polaca”, porque foi inspirada na Constituição autoritária da Polônia.
 
Depois de 10 anos dando poder a Getúlio Vargas, a Constituição escrita em 1946 estabeleceu que o mandato presidencial poderia ter no máximo cinco anos. Hoje o mandato é de apenas quatro anos.

Em 1961, foi escrita uma emenda à Constituição de 1946, implantando o parlamentarismo. Mas em 1962, foi feito um plebiscito, e os brasileiros escolheram a volta do presidencialismo.

A Constituição de 1967 só não foi mais antidemocrática que a primeira. A sexta Constituição brasileira, escrita durante a ditadura militar, chegou até a estabelecer a pena de morte para crimes de segurança nacional, como o terrorismo e invasão de terras públicas, por exemplo.

A nossa sétima e última Lei Maior, promulgada em 5 de outubro de 1988, trouxe importantes conquistas para as crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros e índios. Com ela, o cidadão reconquistou o direito de dar seu voto direto para presidente da República, governador, prefeito, deputado (federal, estadual e distrital), senador e vereador. Entre outras coisas, ela ainda ampliou os poderes do Congresso Nacional, tornando o Brasil um país mais democrático.

A TV Plenarinho preparou um vídeo que parabeniza e conta, de forma divertida, a história da sua criação. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário