one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Você sabe quando aconteceu a primeira Paralimpíada?

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe quando aconteceu a primeira Paralimpíada?

Criado em 23/08/12 10h34 e atualizado em 24/08/12 11h46
Por Comitê Paralímpico Brasileiro

Paralimpíadas geral
Paralimpíadas geral (Comitê Paralímpico Brasileiro)

A primeira paralimpíada ocorreu em Roma, em 1960. Contudo, a história do movimento paralímpico no mundo remete ainda ao ano de 1888 quando se tem notícias dos primeiros clubes esportivos para pessoas surdas em Berlim, na Alemanha.

Em 1922, foi fundada a Organização Mundial de Esportes para Surdos (CISS). Assim, as pessoas com esse tipo de deficiência chegaram a organizar sua própria competição internacional – os Jogos Silenciosos. Hoje, os atletas surdos costumam praticar esportes junto de pessoas sem deficiência e não possuem modalidades no programa paralímpico.


Em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial, um espólio visto principalmente nos países europeus envolvidos no conflito foi o considerável número de combatentes que sofreram lesões na coluna vertebral, ficando paraplégicos ou tetraplégicos. Isso influenciou o neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann a iniciar um trabalho de reabilitação médica e social de veteranos de guerra, por meio de práticas esportivas. Tudo começou no Centro Nacional de Lesionados Medulares de Stoke Mandeville. O próprio neurocirurgião teve sua vida influenciada pela guerra, pois teve de fugir da Alemanha Nazista por ser judeu.

A primeira competição para atletas com deficiência aconteceu em Stoke Mandeville, no dia 29 de julho de 1948. Quatro anos depois, em 1952, atletas holandeses também passaram a competir nas disputas de Stoke Mandeville. Assim, surgiu o movimento internacional, hoje chamado de Movimento Paralímpico.

 

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

 

Saiba mais:

Você sabe por que o nome "paraolimpíadas" mudou para "paralimpíadas"?

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário