one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O mosquito da dengue picando um humano

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe como se pega dengue?

Criado em 27/09/12 16h54 e atualizado em 21/02/13 20h09
Por Portal EBC

 

Recipiente cheio de água com larvas do mosquito da dengue
Larvas do mosquito da dengue (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A dengue é uma doença transmitida por um vírus, assim como a gripe. Mas ao contrário de algumas doenças virais que você pode contrair pelo ar ou em um simples aperto de mão, o vírus da dengue precisa de um vetor para passar de uma pessoa para outra. E o responsável por isso é o mosquito Aedes aegypti.

Funciona assim: o mosquito pica uma pessoa doente  e “guarda” aquele sangue infectado. Quando ele pica uma segunda pessoa, ela recebe o vírus que veio da primeira. Por isso a principal forma de combater a dengue é eliminando o responsável por levar o vírus de um lado para o outro, o Aedes aegypti.

Reprodução

Um mosquito tem poucos dias de vida – entre um e dois meses. O problema é que nesse período  ele produz muitos ovos que vão gerar novos mosquitos.  Uma fêmea pode colocar até cerca de 400 ovos durante a sua curta vida!  Esses ovos precisam de água para se desenvolver – no ambiente seco eles não crescem. Quando estão “mergulhados” na água, os ovos se transformam em larvas que dão origem às pupas das quais surgirão o mosquito adulto.


Por isso, a única forma de combater a dengue é impedindo que o mosquito se reproduza. É muito importante não deixar a céu aberto nenhum recipiente que contenha água. Vasos de planta, garrafas, pneus ou até mesmo lixo. Qualquer cantinho que acumule um pouco de água pode virar uma maternidade de novos mosquitinhos. Com a chegada da primavera e em seguida do verão, cria-se o ambiente perfeito para o Aedes aegyptI já que ele gosta de calor e as chuvas ajudam para que a água se acumule em vários locais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário