one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anéis de crescimento da árvore

Imagem:

Compartilhar:

Você sabia que é possível descobrir a idade de uma árvore olhando o interior do tronco?

Criado em 20/09/12 11h37 e atualizado em 21/09/12 13h40
Por Adriana Franzin

 

Tronco de Árvore
Anéis de crescimento da árvore (Landahlauts/CC)

Quando o tronco de uma árvore é cortado, é fácil notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a um ano de vida.

Os anéis são contados de dentro para fora, a partir da medula. Nas árvores que vivem em regiões de clima temperado esses anéis são bem fáceis de contar. Já nas espécies de regiões tropicais, como é o caso do Brasil, os anéis são difíceis de definir.

Isso porque o clima influencia diretamente na formação desses anéis. As árvores crescem mais no período de chuvas e nas épocas mais quentes. Quanto melhores forem as condições climáticas, mais largos são os anéis de crescimento.

Leia também:
Você sabia que a maior árvore frutífera do mundo está no Brasil?
Você sabia que 21 de setembro é o dia da Árvore?
Entenda como as árvores purificam o ar

Mas um ano na idade das árvores não equivale a 12 meses. O ano para elas depende dessas condições climáticas. Assim, se o clima é favorável durante a maior parte do tempo, o ano será mais longo. Se for ruim, com baixas temperaturas e poucas chuvas o ano é menor.

Por isso, essas informações que ficam marcadas no tronco também são importantes para os cientistas descobrirem mais informações sobre o clima no passado. É possível saber em que ano choveu mais ou fez muito frio, por exemplo.

Curiosidade: O método científico que determina a idade de uma árvore com base nos anéis do tronco é chamado de Dendrocronologia. Essa técnica foi inventada e desenvolvida pelo pesquisador da Universidade do Arizona Andrew Ellicott Douglass em 1929.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário