one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


(Foto: Eduardo Camargo/CC)

Imagem:

Compartilhar:

12 de outubro: Dia das Crianças

Criado em 03/10/12 09h29 e atualizado em 10/10/14 07h59
Por Adriana Franzin

Criança balançando
(Foto: Eduardo Camargo/CC)

O Brasil sediou em 1923 um evento: o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu no Rio de Janeiro. Aproveitando a data, no ano seguinte, um deputado chamado Galdino do Valle Filho propôs a criação de uma lei federal para instituir um dia dedicado às crianças. O dia escolhido foi o 12 de outubro. Os deputados aprovaram e o presidente da época, chamado Arthur Bernardes, instituiu a comemoração por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Leia também:

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

Estatuto da Criança e do Adolescente

A princípio, a data não era comemorada. Mas anos depois, em 1955, uma empresa fabricante de brinquedos fez uma campanha de propaganda para aumentar as vendas dos seus produtos e usou essa data como base. A estratégia deu certo e nos anos seguintes muitas lojas e empresas aderiram ao dia para alavancar os lucros.

No mundo inteiro, vários países celebram, em dias diferentes, homenagens para as crianças. Na Índia, é 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, dia 1º de junho. Dia 5 de maio, é na China e no Japão.

Mas também há um Dia Universal da Criança. A data, escolhida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é 20 de novembro, por causa da aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças nesse dia, no ano de 1959.

Essa declaração diz que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Curiosidade

No Brasil, o dia 12 de outubro também é dedicado à homenagem à Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos como padroeira do país. Ela é chamada assim porque sua imagem apareceu na rede de pescadores no rio Paraíba, depois de rezarem a Deus pedindo por peixes, já que haviam tentado por muito tempo, sem conseguir nada. Primeiro, apareceu a imagem sem a cabeça. Na segunda vez que lançaram a rede, apareceu a cabeça. Depois disso, eles pescaram tantos peixes que quase afundaram o barco.

Além disso, a data também lembra o Descobrimento da América, por Cristóvão Colombo. Ele teria chegado à uma ilha das Bahamas neste dia no ano de 1492 pensando ter descoberto um novo caminho para as Índias.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário