one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Unesco lança concurso para homenagear Dia do Professor

Imagem:

Compartilhar:

15 de outubro – Dia do Professor

Criado em 15/10/12 08h35 e atualizado em 15/10/12 08h41
Por Adriana Franzin Fonte:Portal do Professor / Brasil Escola

Unesco lança concurso para homenagear Dia do Professor
Creative Commons - CC BY 3.0 -

Você sabia que quem escolheu essa data foi D. Pedro I? É que no ano de 1827, ele, que era imperador do Brasil, determinou, por meio de um decreto, que todas as vilas e cidades do país tivessem uma escola. As chamadas “Escolas de Primeiras Letras” ensinavam a ler, escrever e fazer contas. Mas enquanto os meninos se aprofundavam nos conhecimentos de geometria, as meninas aprendiam tarefas de casa, como cozinhar, bordar e costurar.


Cento e vinte anos depois, em uma escola de São Paulo, um professor chamado Salomão Becker teve a ideia de usar essa mesma data para fazer uma reunião com todos os outros funcionários da instituição conhecida como Caetaninho (Ginásio Caetano de Campos). Eles discutiram as dificuldades, fizeram o  planejamento das aulas e uma confraternização.

Essa ideia deu tão certo que outras escolas passaram a fazer o mesmo nesse dia. Essa tradição foi se  fortalecendo até que no dia 14 de outubro de 1963, um decreto federal (Decreto Federal nº 52.682) insituiu o dia 15 de outubro como feriado escolar: “Para comemorar condignamente o Dia de Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário