one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Irmãos Grimm

Imagem:

Compartilhar:

Quem escreveu Cinderela?

Criado em 24/10/12 11h49 e atualizado em 24/10/12 12h02
Por Adriana Franzin Fonte:Universidade de Lisboa

Irmãos Grimm
Irmãos Grimm (Wikipédia)

 

"Cinderela", "Branca de Neve", “Chapeuzinho Vermelho”... Sabe quem escreveu essas histórias e muitas outras para as crianças? Os irmãos chamados Jacob e Wilhelm Grimm! Duzentos anos atrás, eles lançaram um livro entitulado “Histórias das Crianças e do Lar" ou “Contos da Criança e do Lar”  que trazia 51 contos infantis. Essa obra se espalhou pelo mundo, ganhou outras versões e chegaram a crianças de diferentes línguas e culturas.

Esses dois irmãos que nasceram em Hanau, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente, são tão importantes porque eles foram os primeiros a ter a ideia de juntar histórias populares e escrever tudo especialmente para as crianças.

Antes deles, as histórias conhecidas por diferentes povos eram contadas para as crianças só com base nas memórias, passadas pelos mais velhos, de geração em geração. Os irmãos Grimm tiveram a ideia de registrar os contos que eram conhecidos pela população para preservar as tradições de seu povo. Assim, escritas, elas ficariam a salvo dos esquecimentos e das variações.

Eles começaram a estudar e pedir que os conhecidos contassem as histórias que sabiam. A história do anão que transforma palha em ouro, Rumpelstiltskin, por exemplo, foi uma colaboração feita pela esposa de Wilhelm, chamada Dortchen Wild. Ela forneceu mais de doze histórias para o livro.

A história da Branca de Neve e os Sete Anões foi contada aos irmãos Grimm por duas amigas da família. Mas a maior parte dos contos saíram das lembranças de Dorotea Viehmman, uma mulher idosa do povoado dos irmãos. Ela sabia mais de cem contos de fadas. No total, eles reuniram cerca de 200 contos, dez lendas,  600 cantigas folclóricas entre outros.

Além de proporcionar esse legado tão importante para as crianças, o trabalho dos irmãos Grimm ainda incentivou outros pesquisadores a fazerem a mesma coisa com as histórias dos seus povos.

As histórias narradas pelos irmãos Grimm foram adaptadas para as crianças de forma a sempre trazerem uma  mensagem positiva, uma lição de moral, uma filosofia de esperança e de fé na vida. Além disso, promovem viagens ao mundo imaginário e à fantasia, com elementos mágicos, que fazem as histórias mais emocionantes.

Confira outros contos famosos desses autores:

A Protegida de Maria;
As Aventuras do Irmão Folgazão;
Branca de Neve;
Cinderela;
O Alfaiate Valente;
O Flautista de Hamelin;
O Ganso de Ouro;
O Lobo e as Sete Cabras;
O Príncipe Sapo;
Os Músicos de Bremen;
Os Sete Corvos;
Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
Rapunzel;
Chapeuzinho Vermelho;
A Bela Adormecida;
Hansel e Gretel (João e Maria)
Rumpelstiltskin;
O príncipe e os anões;
Histórias de anões;
A guardadora de gansos;
Os doze caçadores do rei;
Os seis criados do príncipe;
A casa da floresta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário