one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Natal você pode conhecer o Museu do Brinquedo Popular

Imagem:

Compartilhar:

Você conhece museus de brinquedos?

Criado em 03/10/12 17h16 e atualizado em 05/11/12 11h37
Por Portal EBC

Museu do Brinquedo Popular, em Natal (RN)
Em Natal você pode conhecer o Museu do Brinquedo Popular (Joanisa Prates/IFRN)

Em várias cidades do mundo existem museus do brinquedo, dedicados a expor relíquias que fizeram a alegria das crianças em diferentes épocas. Um dos mais famosos é o Museu do Brinquedo de Sintra, cidade de Portugal. Soldados, bonecas, carrinhos, aviões: são cerca de 40 mil  peças expostas em quatro andares. Lá existe até uma oficina de restauração, uma espécie de hospital para recuperar as peças que estejam danificadas. As crianças que visitam o museu podem acompanhar esse trabalho de restauração.

No Brasil também há vários museus que se dedicam aos brinquedos e brincadeiras. O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, também tem uma coleção de brinquedos. As primeiras peças do acervo são um jogo de xadrez e um brinquedo de corda que pertenceram a D. Pedro I! Ao todo, cerca de 300 brinquedos estão no acervo.

Em Natal existe um Museu do Brinquedo Popular, mantido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ele abriga um acervo de 300 brinquedos e brincadeiras típicas que foram coletados em mais de 60 municípios do estado. Em Belo Horizonte também há  um museu do brinquedo no bairro Funcionários, desde 1986. Foi criado pela mineira Luiza de Azevedo Meyer e hoje é mantido pela família dela. Você conhece outro museu do brinquedo aqui no Brasil? Compartilhe a suda dica!

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário