one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conheça curiosidades sobre o carnaval

Imagem:

Compartilhar:

Momo, Arlequim, Colombina: Conheça os personagens típicos do carnaval

Criado em 05/02/13 12h23 e atualizado em 05/02/15 13h26
Por Carnaval de Salvador

Arlequim
Arlequim - figura típica do Carnaval (Miriam Cardoso de Souza / CC)

Quem é quem? Você já deve ter visto um homem, geralmente bem gordinho, desfilando com roupas de rei brilhantes, carregando um cetro e uma coroa. Ou um tipo de palhaço que veste uma roupa colorida e usa máscara. Esses personagens típicos do Carnaval vêm de culturas e países distantes, mas, por diversas razões, foram entrando na festa do carnaval brasileira.

Momo - Na mitologia greco-romana, o Momos era o Filho do Sono e da Noite. Ele ficava o tempo todo prestando atenção nas atitudes dos deuses e dos homens e fazendo graça de tudo. Era considerado o deus da Graciosidade, pois passava o tempo todo rindo e fazendo piadas dos outros. Era representado com uma máscara numa mão e uma figura ridícula na outra, para dar a entender que ele tirava a máscara dos vícios dos homens. Com o passar do tempo, em Portugal, virou um personagem que tinha o trabalho de divertir os amos e senhores, nos castelos e nas casas dos nobres. Ele apareceu pela primeira vez como personagem de um carnaval na Colômbia, em 1888. Uma figura alegre, brincalhona e governante da bagunça da festa. No Brasil, surgiu em 1933, no Rio de Janeiro. Jornalistas que trabalhavam no periódico "A noite", inventaram um boneco de papelão e batizaram ele de O Momo. No ano seguinte, decidiram transportar o personagem do papel para a vida real. O cronista do jornal Moraes Cardoso aceitou o cargo e eles saíram desfilando pelas ruas do Rio de Janeiro, saudando o rei! Ele foi o rei Momo pelos 15 anos seguintes, até morrer. A tradição se manteve e, até hoje, a figura do Rei Momo é adotada nos carnavais cariocas e de outros estados. É a autoridade maior do evento e recebe até as chaves da cidade para governar durante o período de festas.

Arlequim - Esse é um personagem da antiga comédia italiana ( commedia dell'arte ). Usa uma roupa bem colorida, feita, em geral, com formatos de losangos. Ele tinha a função de divertir o público, nos intervalos das peças de teatro, com piadas e brincadeiras. Foi, depois, incorporado como um dos personagens das comédias e ganhou destaque nas apresentações. Virou amante da Colombina. É fanfarrão, brigão e cínico.

Colombina - Principal personagem feminina da commedia dell'arte, amante do Arlequim e companheira do Pierrô. Namoradeira, alegre, fútil, bela, esperta, sedutora e volúvel. Vestia-se de seda ou cetim branco, saia curta e usava um bonezinho.

Pierrô - Personagem também originário da commédia dell'arte, ingênuo e sentimental. Usava uma calça e um casaco bem grandes enfeitados com pompons e uma grande gola franzida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário