one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Padre coloca as cinzas na testa de fiel

Imagem:

Compartilhar:

O que é quarta-feira de cinzas?

Criado em 13/02/13 09h27 e atualizado em 13/02/13 11h04
Por Adriana Franzin* Fonte:Portal EBC

O Dia das Cinzas é uma data essencialmente religiosa. Para os católicos marca o início do período litúrgico da Quaresma, um período dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, a principal festa da Igreja que comemora a ressurreição de Cristo. 

Quarta-feira de Cinzas
Cristão em oração com a marca das cinzas na testa (Bro. Jeff, SJ Pioquinto / CC)

No dia de hoje, durante o ritual da missa, os padres e ministros passam uma mistura de cinzas (dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior - rito em que os cristãos agitam folhas de palmeiras, ou de outras plantas, lembrando a atitude dos seguidores de Cristo quando ele entrou, aclamado, em Jerusalém) e água benta na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar" ou "Convertei-vos e acreditai no evangelho". Esse gesto faz uma referência a um costume relatado no Antigo Testamento da bíblia em que os homens cobriam a cabeça com cinzas e vestiam sacos em sinal de penitência e se apresentavam aos bispos para pedir perdão por seus pecados. 

Quarta-feira de Cinzas
Padre coloca as cinzas na testa de fiel ( Official U.S. Navy Imagery / CC)

O hábito dos primeiros séculos da Igreja foi incorporado ao culto e até hoje os cristãos imitam o gesto em sinal de humildade e de conversão. Lembrar que é pó significa aceitar que a vida na Terra é passageira e que os cristãos devem se esforçar para alcançar a vida eterna que vem depois da morte. Para isso, o catolicismo orienta que os seguidores pratiquem obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum), principalmente durante esse período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

*Com informações do Arautos do Evangelho

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário