one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Além do tucano e da arara canindé, recuperados do tráfico de animais e condicionados desde pequenos para não se assustarem com o toque das pessoas, os alunos do grupo também conheceram o elefante, o hipopótamo e a girafa

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe o que é biopirataria?

Criado em 02/08/13 11h43 e atualizado em 02/08/13 11h52
Por Plenarinho Fonte:Plenarinho

Produção agroflorestal
Plantas com propriedades medicinais, por exemplo, são constantemente alvo da biopirataria (Agência de Notícias do Acre/ Cretive Commons)

Você gosta de filmes, desenhos ou livros de piratas? Então, já deve ter visto que esses homens do mar saqueavam navios e aldeias para obter riquezas. E em biopirataria, você já ouviu falar? Calma, não se trata de nenhuma alface com perna-de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos (animais e vegetais) por indivíduos ou empresas que se acham no direito de ter o controle exclusivo sobre esses bens da natureza. E ainda por cima, essas pessoas não têm autorização das comunidades de onde os animais ou plantas foram retirados e não repartem os benefícios vindos desse acesso.

Muitas comunidades tradicionais conhecem bem o poder de cura de algumas plantas e sabem receitas para fazer remédios, chás e curativos. E essas propriedades medicinais das plantas também são alvo da biopirataria.

O termo “biopirataria” foi usado pela primeira vez em 1993, pela ONG ambientalista RAFI, para denunciar essas práticas, mas ainda não é um termo bem definido, conforme explica o consultor da Câmara dos Deputados Maurício Boratto: "Existe um sentido mais geral que quer dizer que biopirataria é todo tipo de acesso ao patrimônio genético, e outro significado mais estrito que se refere somente à questão do acesso a substâncias e conhecimentos tradicionais".

Patentes

O problema da biopirataria é que as pessoas e empresas que se apoderam dos animais, plantas, sementes, flores, frutos e tudo o mais criam uma patente para elas, sobre esses bens naturais. Assim, o nome "cupuaçu", por exemplo, vira uma marca e não pode ser usado por outras pessoas, e o mesmo acontece com as técnicas tradicionais. Você sabe o que é uma patente? Patentes são direitos de propriedade intelectual (invenções) que o autor ou inventor recebe para ser o proprietário da sua criação durante um período de 20 anos. Então, se alguém quiser fabricar, comercializar, usar, importar, vender ou reproduzir essa invenção, o autor deve autorizar e ainda tem o direito de receber pelo que criou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário