one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obra de Tarsila do Amaral

Imagem:

Compartilhar:

O que foi a Semana de Arte Moderna?

Criado em 28/11/13 12h11 e atualizado em 28/11/13 12h26
Por Plenarinho

Abaporu
Obra de Tarsila do Amaral

As obras de arte atraem você? Novidades nas artes plásticas, na escultura, literatura e música chamam a sua atenção? Então, você precisa saber sobre um movimento brasileiro chamado "Semana de Arte Moderna".

A Semana, realizada de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, foi muito importante para a cultura do País. Nessa época, as artes brasileiras eram meras repetições do que se produzia na Europa.

Inconformados com essa situação, muitos jovens artistas propuseram um movimento de renovação da cultura nacional, que tornasse o Brasil independente nas idéias, artes plásticas, música e literatura. Eles queriam romper com o passado para dar chance de surgirem novas idéias artísticas.

Críticas
Acontece que nem sempre o novo é bem aceito, nao é mesmo? A Semana chocou a sociedade conservadora e recebeu bastantes críticas. Mas mesmo assim, foi importantíssima para a renovação artística do Brasil.

Modernismo
Após a Semana de 22, o movimento modernista continuou a se desenvolver, com a participação de vários artistas, que lutavam por uma arte realmente brasileira e de qualidade - como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira (na literatura), Tarsila do Amaral, Cândido Portinari , Anita Malfati e Di Cavalcanti (na pintura) e Heitor Villa-Lobos e Frutuoso Viana (na música), entre tantos outros.

Antropofagia
Aprecie o quadro "Abaporu", que significa "o homem que come", criado por Tarsila do Amaral em 1928. A obra representa o espírito antropofágico modernista, isto é, de "devorar e adaptar ao estilo brasileiro toda a cultura européia". Em 1995, o quadro foi leiloado por US$ 1 milhão e 500 mil dólares, tornando-se a tela mais cara da história brasileira! 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário