one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança sorrindo

Imagem:

Compartilhar:

O que são cáries?

Criado em 26/05/14 08h50 e atualizado em 26/05/14 12h00
Por Sistema de Informação Infanto Juvenil em Biossegurança

Criança sorrindo
Quando a cárie é muito profunda, provoca muita dor, principalmente quando comemos doces ou quando ingerirmos líquidos gelados (Lotus Carroll/Creative Commons)

A cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode causar a perda dos dentes se não for tratada a tempo.

Esta doença é provocada por bactérias que estão constantemente em nossas bocas, e que juntas com os restos de alimentos em nossos dentes desenvolvem a cárie. As bactérias produzem ácidos que se unem aos restos de comida grudados nos dentes fazendo buracos nos dentes. Quando a cárie é muito profunda, provoca muita dor, principalmente quando comemos doces ou quando ingerirmos líquidos gelados.

 

Confira também

Escovar os dentes: como explicar a importância da higiene para crianças

Para evitar que isso aconteça, não existe forma melhor do que a prevenção, seguindo as regras básicas de higiene bucal. Tudo começa com a escolha de uma boa escova de dente. Dê preferência a escovas macias, que não machuquem a gengiva nem os dentes. As cerdas (aqueles fios transparentes) devem ser arredondadas. As escovas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses quando as cerdas estivarem gastas ou tortas.

Assista: Você sabe o que significa dentifrício?

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os dentes devem ser escovados todos os dias, no mínimo três vezes ao dia, de preferência após as refeições. A escovação deve começar do lado de fora (o lado voltado para as bochechas) dos dentes e depois o lado de dentro (o lado voltado para a língua).

Primeiro mantenha os dentes fechados e faça movimentos circulares com a escova de dente por toda a pare te fora dos dentes. A parte de dentro deve ser escovada com movimentos de vaivém. Os últimos dentes (aqueles lá do fundo) devem ser muito bem escovados, pois são eles que mais trabalham quando mastigamos, sendo os mais sensíveis as cáries. A língua também deve ser escovada, no mínimo uma vez por dia. O uso do fio dental é recomendado, inclusive para crianças.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário