one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Crianças recebem a vacina contra a paralisia infantil no Centro de Saúde nº 16 do Varjão, no Dia D de Mobilização

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como funciona a vacina

Criado em 04/06/14 11h35 e atualizado em 04/06/14 15h21
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Brasília - Crianças recebem a vacina contra a paralisia infantil no Centro de Saúde nº 16 do Varjão, no Dia D de Mobilização
As vacinas podem ser em gotinhas ou injeção (Marcello Casal Jr/ABr)

Seja em gotinhas ou injeção, a vacina é muito importante para proteger a gente. Se você der uma olhada na sua caderneta de vacinação, deve estar anotado que você já tomou vacina contra poliomelite, sarampo e coqueluche, entre outras doenças que podem se tornar graves e até mesmo levar à morte quando não estamos prontos para combatê-las. Mas você sabe como uma vacina funciona?

Quando o nosso organismo tem contato com corpos estranhos, como vírus e bactérias, o corpo se defende produzindo os chamados anticorpos. Como esse é o primeiro contato, a resposta dessas defesas é mais lenta e podem aparecer sintomas da doença. Quando temos contato de novo com a doença, a produção de anticorpos é mais rápida.

Uma vacina é feita com organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados, que não nos deixam doentes. Quando a gente é vacinado, o nosso corpo detecta a substância que está nela e produz anticorpos, que evitam que a doença apareça no futuro. Em alguns casos, precisamos tomar doses de reforço para melhorar essa reação do organismo.

O aplicativo gratuito Vacinação em Dia, do Ministério da Saúde, ajuda a organizar a caderneta de vacinação, traz informações sobre as vacinas disponíveis pelo SUS - Sistema Único de Saúde e traz lembretes sobre campanhas de vacinação. O app está disponível para smartphones e tablets com o sistema Android. Quer saber mais sobre as vacinas? Então conheça uma cartilha produzida pela Organização Pan-Americana da Saúde, que tem um monte de ilustrações e traz uma linguagem bem fácil de entender.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário