one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quadro A Primeira Missa, de Victor Meirelles

Imagem:

Compartilhar:

Do descobrimento do Brasil às eleições diretas: conheça marcos da história

Criado em 07/10/14 11h59 e atualizado em 07/10/14 12h34
Por Portal EBC*

A História brasileira teve início em 1500, quando os portugueses chegaram à Bahia e encontraram-se com os ínidos que ali habitavam. A partir da colonização, sucessivos marcos foram moldando a história do país e conduzindo-o ao que ele é hoje. Confira, abaixo, os principais momentos do Brasil até a ditadura de 1964:

1500 – Chegada da esquadra de Cabral ao litoral da Bahia, o que acabaria tornando o Brasil uma colônia de Portugal.

1534 – Começa a colonização efetiva do Brasil, com a divisão do seu território em Capitanias Hereditárias, grandes porções de terra da colônia que são doadas a pessoas que, em troca, têm a obrigação de defender, povoar e colonizar as porções recebidas da Coroa Portuguesa.

1580 – O Brasil passa a viver o período do Domínio Espanhol, que se estendeu até 1640, uma vez que Portugal passou a ser governado pelos reis espanhóis. Nesta época, o Brasil foi atacado e invadido por outros países europeus, destacando-se as invasões holandesas no Nordeste do país.

1750 – Com o ciclo da mineração no interior do Brasil – Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás – ocorreu uma expansão territorial em que os luso-brasileiros ultrapassam a linha de Tordesilhas que separava as terras portuguesas e espanholas na América. Para solucionar o problema, nesse ano, os dois países assinaram o Tratado de Madri, dando ao Brasil a sua configuração atual.

1789 -Tem início a luta contra o domínio português, influenciada pelas idéias iluministas, que defendiam a liberdade, surgindo então a Inconfidência Mineira, primeiro movimento emancipacionista da História do Brasil.

1808 – Mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, dando início a um período em que o príncipe-regente D. João prepara as condições para o Brasil libertar-se de Portugal; a Colônia torna-se a sede do Império português, e a Abertura dos Portos do Brasil rompe o monopólio comercial da Metrópole.

1822 – No dia 7 de setembro, o príncipe D. Pedro, filho de D. João VI, assume os interesse dos liberais brasileiros e proclama a Independência, formalizando o rompimento com Portugal.

1840 – Começa o Segundo Reinado, propriamente dito, quando o Golpe da Maioridade leva D. Pedro II ao poder com quinze anos incompletos; este é o período em que o Brasil se transforma com a expansão do café, com o fim do tráfico negreiro, o início da imigração e a fase em que começam as primeiras atividades industriais no Brasil, com o barão de Mauá.

1888 – Depois de uma campanha abolicionista, fortalecida com a Guerra do Paraguai (1864-1870), é extinta a escravidão no Brasil, com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio.

1889 – Neste ano, dando êxito ao movimento republicano iniciado em 1870, republicanos civis, em que se incluem, principalmente, os cafeicultores, aliam-se aos militares e derrubam a monarquia. Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República do Brasil.

1930 – Com o início da República brasileira, o setor cafeeiro assume o controle da vida política do país, graças ao seu poder econômico, dando início à fase da República das Oligarquias. Esta foi derrubada com a Revolução de 1930, quando se iniciou a Era Vargas. A Era Vargas estendeu-se até 1945 e foi marcada pela modernização do Estado e da economia brasileira.

1960 – Durante o governo de Juscelino Kubitschek, marcado pelo crescimento da industrialização, é inaugurada a cidade de Brasília, construída para ser a nova capital do Brasil, possibilitando a interiorização do desenvolvimento, idéia que fazia parte do Plano de Metas do Presidente JK.

1964 – No dia 31 de março, um golpe militar depôs o então Presidente João Goulart, encerrando a fase da República Liberal, iniciada depois da Era Vargas em 1945. Os militares implantaram um regime autoritário e centralizado, em que se limitou a participação política e restringiram-se os direitos e as garantias individuais.

1985 – Na última eleição indireta para a Presidência da República, realizada pelo Colégio Eleitoral, uma aliança democrática deu a vitória a Tancredo Neves e José Sarney, encerrando o ciclo militar e dando início à redemocratização do Brasil, com a instauração da Nova República. Tancredo morreu antes de tomar posse.

1990 - Fernando Collor de Melo toma posse como primeiro presidente eleito por voto direto do povo, após o Regime Militar. Dois anos depois, tornou-se o único presidente deposto por um processo de impeachment no país.

* Com informações do Plenarinho

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário