one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Castanha-do-pará

Imagem:

Compartilhar:

O que são alimentos funcionais?

Criado em 25/11/14 10h39
Por Fiojovem - Fundação Oswaldo Cruz

Castanha-do-pará
A castanha-do-pará possue gordura de boa qualidade, além de alguns minerais e substâncias antioxidantes (Mauro Cateb/Flickr/Creative Commons)

Você sabia que alguns alimentos possuem substâncias que podem ajudar no tratamento e na prevenção de determinadas doenças? São os chamados alimentos funcionais que, além de serem fonte de vários nutrientes, possuem outros componentes que trazem benefícios à saúde. E quem pensa que esses cuidados são recomendados apenas para os mais velhos está enganado! Uma dieta equilibrada deve começar na infância.

Confira algumas dicas para tirar melhor proveito dos alimentos funcionais:

Aveia

Rica em fibras, ajuda no funcionamento adequado do intestino, evitando a prisão de ventre e também colabora na redução do colesterol e da glicose no sangue. O ideal é consumi-la pelo menos uma vez ao dia, em flocos ou farelo, dependendo da idade da pessoa e do seu estado de saúde. Pode ser ingerida com frutas ou junto com a comida, como farofa ou no feijão (tutu).

Azeite

Rico em gordura monoinsaturada, contribui para a diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). Dê preferência ao tipo extravirgem que contém a melhor gordura retirada da azeitona. Esta gordura não pode ser aquecida, devendo somente ser utilizada crua, por cima do prato pronto. Não é indicado o consumo de azeitona, pois tem um elevado teor de sal que aumenta a pressão e pode comprometer os rins.

Castanhas (do pará e de caju), nozes e avelãs

Da família das oleaginosas possuem gordura de boa qualidade, além de alguns minerais e substâncias antioxidantes que atuam no fortalecimento celular e melhoram a parede dos vasos sanguíneos, aumentando sua maleabilidade. Os tipos sem sal são os mais saudáveis. Mas preste atenção nos rótulos das embalagens: muitas castanhas industrializadas recebem uma camada de gordura hidrogenada para que fiquem mais crocantes e com isso, diminuem seus efeitos benéficos.

Leite e derivados

Fonte do cálcio que melhor é absorvido pelo organismo, o leite e seus derivados, como queijos, não devem faltar na alimentação dos jovens. Previne a osteoporose (enfraquecimento dos ossos) principalmente nas mulheres. Estudos recentes demonstraram que consumir esses produtos regularmente pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no nosso corpo, prevenindo a obesidade . A melhor forma de consumir o leite é associá-lo às frutas, fazendo vitaminas. Não é aconselhada a mistura com achocolatados ou café, porque ambos impedem o bom aproveitamento do cálcio. O leite e iogurte desnatados e queijos com menor quantidade de gordura e sal são os mais recomendados.

Peixes

São considerados fonte de proteína facilmente digerida pelo organismo. Alguns peixes possuem uma gordura chamada de Ômega 3, tais como: cavala, arenque, sardinha, salmão, bacalhau e truta. Essa substância ajuda na redução dos riscos de doenças do coração, diminuindo os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue. É também benéfica para o cérebro, ajudando a melhorar a memória e a concentração.

Uva roxa

A uva de cor escura ou o seu suco são fontes importantes de substâncias que têm ação antioxidante e antiinflamatória. Além disso, colaboram para redução da viscosidade do sangue prevenindo o processo de entupimento das veias. Vale destacar que bebidas que contenham o néctar da fruta não apresentam o mesmo efeito, pois são feitos com a polpa misturada com água é açúcar.

Verduras escuras

Brócolis, agrião, salsa são alguns exemplos de folhas ricas em substâncias antioxidantes e também em ácido fólico, que previne as malformações fetais nas primeiras semanas de gravidez. Para o melhor aproveitamento dos nutrientes, recomenda-se o consumo cru ou cozinhá-los somente no vapor ou em baixas temperaturas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário