one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Aleijadinho

Imagem:

Compartilhar:

Quem foi Aleijadinho?

Criado em 18/11/14 09h13
Por Plenarinho

O Aleijadinho
O Aleijadinho (Divulgação)

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738 (ninguém sabe o ano certinho porque não existe documento que comprove a data), na cidade mineira de Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais. Antônio era filho do português Manuel Francisco Lisboa com a escrava Isabel. No século dezoito, Vila Rica tinha muito ouro, que era extraído das minas. A cidade enriquecia com a mineração, e não faltava trabalho para carpinteiro. Então, foi em busca de um emprego e melhores condições de vida que seu Manuel, o pai de Aleijadinho, saiu de Portugal e veio para o Brasil.

Leia também:

Aleijadinho: morte de artista mineiro completa 200 anos nesta terça-feira

Há 283 anos, nascia Aleijadinho

Quando criança, Antônio foi um menino muito curioso. Determinado, ele queria saber de tudo. Adorava passar seu tempo na oficina do pai, onde aprendeu desenho, arquitetura e ornamentos. Mas a arte que ele mais amava fazer era a escultura. Ainda pequeno, aprendeu música, latim e religião com os padres da cidade. Conta a história que ele sofreu terríveis preconceitos por ser mulato e que só conseguiu estudar os primeiros anos do colégio.

Quando jovem, Antônio decidiu que seguiria os passos do pai e foi trabalhar na oficina. Depois de um tempo, seu trabalho começou a ser disputado entre várias igrejas. Ah, suas esculturas eram feitas de pedra-sabão, uma matéria-prima brasileira. Quando se tornou adulto, Antônio Lisboa continuou com seu espírito de criação, mas não perdia uma oportunidade de se divertir. Gostava bastante de sair, conversar com amigos e curtir a vida. Outra característica marcante: ele tinha uma voz forte e a fala corrida.

Doença

Cristo por Aleijadinho
Escultura de Cristo feita por Aleijadinho (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Hoje, Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma doença que o deixou deformado. Que doença? Ninguém sabe ao certo, mas que era grave, isso era. Com mais ou menos 40 anos de idade, lá por 1777, o nosso artista foi vítima de uma enfermidade que o fez perder os movimentos das mãos e dos pés. Mas se pensa que ele desistiu, está redondamente enganado. Aleijadinho continuou a trabalhar com os instrumentos amarrados nos punhos!
 
Com a doença, o escultor se fechou no seu mundo. De alegre e extrovertido, passou a ser triste e amargurado. Além de destruir mãos e pés, a doença também entortou seu rosto. Sua aparência assustava as pessoas. Por isso, saía de casa somente quando necessário, coberto por uma capa e usando um chapéu de abas bem longas.

No fim de sua vida, ele ainda trabalhava muito; e quando perdeu a visão, em 1812, deixou sua oficina. Morreu em 1814, com mais ou menos 76 anos, pobre e doente, na cidade de Ouro Preto.

Obra

Igreja Nossa Senhora da Conceição As obras de Aleijadinho, que ficam no interior e nas fachadas de igrejas de Minas Gerais, incluem estátuas, lavabos e esculturas. No mundo todo, apaixonados pela arte respeitam muitíssimo a imagem e a luta desse mineiro superbatalhador. Atualmente considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro, Aleijadinho é comparado aos grandes mestres italianos, mesmo sem nunca ter saído do Brasil.

Os especialistas em obras de arte costumam dividir a produção de Aleijadinho em duas fases: na primeira, anterior à doença, suas obras refletiam a alegria de sua juventude. São dessa época a Igreja de São Francisco de Assis (um dos exemplos mais notáveis do barroco internacional), a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).

Na segunda fase, depois da doença, a obra do artista é triste, amargurada e sofrida. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.

Obras de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas/MG
Obras de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas/MG ( Glauco Umbelino/Flickr)

Museu do Aleijadinho

Museu do AleijadinhoVocê sabe o que fazer quando quiser voltar ao tempo e conhecer obras antigas? Basta visitar um museu! Lá em Ouro Preto há o Museu do Aleijadinho, que reúne objetos de arte e documentos de valor histórico ligados à história do nosso artista.

Quando uma obra dele está diante dos nossos olhos, ficamos com a impressão de que nela existe vida de verdade! Então, aproveite. Se morar em Minas ou se puder passar por Ouro Preto, visite o museu. Ele funciona de terça a domingo, das 8h30 às 11h50 e de 13h30 às 17 horas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário