one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


xxx

Imagem:

Compartilhar:

Como aproveitar o lixo orgânico?

Criado em 27/01/15 10h11 e atualizado em 27/01/15 10h28
Por Turminha do MPF Edição:Adriana Franzin Fonte:Turminha do MPF

Você sabia que o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de lixo por dia? E que menos da metade, 13%, é reciclado ou aproveitado como lixo orgânico? Preocupados com essas informações do Ministério do Meio Ambiente, resolvemos dividir com você uma dica de como aproveitar o lixo orgânico por meio da compostagem.

Mas antes, vamos lembrar: reciclagem é o processo em que determinados tipos de materiais, como latinhas de refrigerante e garrafas pets, entre outros, são reutilizados como matéria prima para a fabricação de novos produtos.

Já lixo orgânico é todo resíduo que tenha origem vegetal ou animal, produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. A compostagem transforma o lixo orgânico em adubo e pode ser feita em casa. Há dois tipos de compostagem: a tradicional, feita apenas com a decomposição do material orgânico, e a feita com minhocas, conhecida como minhocasa.

Que tal aprendermos a fazer a compostagem tradicional? Peça ajuda de um adulto e vamos lá!

Você vai precisar de:

1 pote de sorvete, uma lata de tinta ou um balde
1 bacia rasa
Matéria seca: papelão, cascalho de árvore, serragem, folhas secas, aparas de grama e/ou palha de milho
Material úmido: resto de leite, filtro de café usado, borra de café, cascas de frutas, sobras de verduras e legumes e/ou iogurte
Luvas

O que você não pode usar:

Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite ou qualquer tipo de tempero
Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez
Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro
Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos, papel plastificado
Cinzas de cigarro e carvão
Gorduras animais (como restos de carnes)
Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta

Compostagem
Creative Commons - CC BY 3.0 - Compostagem

Turminha MPF

1º Passo
Com ajuda de um adulto, pegue o pote ou a lata e perfure o fundo. Você pode fazer isso manualmente, variando o tamanho dos buracos. É por eles que o chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição) vai passar. 

2º Passo
Coloque a bacia rasa embaixo do recipiente em que ficará o material orgânico, é ela que vai “recolher” o chorume.  Ela não pode ficar em contato direto com a lata ou o pote, pois o chorume deve ter um espaço para escorrer. Use pedaços de tijolo ou algo que sirva de  calço, para colocar a lata e deixá-la um pouco mais “alta” em relação à bacia.

Observação: a compostagem até pode ser feita em contato direto com o solo, mas neste caso o terreno deve ter boa drenagem e ser inclinado, para que o chorume não acumule em um local só. 

3º Passo
A compostagem caseira não significa que o lixo pode ser jogado de qualquer jeito, um em cima do outro e pronto, está feito. É necessário colocar de forma adequada os resíduos orgânicos, formando camadas. Coloque um por um os materiais.
O que regula a ação dos microorganismos que vão decompor o material é a proporção de nitrogênio (material úmido - o lixo em si) e carbono (materail seco - papelão, folhas secas, aparas de grama,etc). Essa relação deve ser de três para um. Ou seja, uma camada de nitrogênio para três camadas de carbono. Se a relação for diferente desta, não significa que não ocorrerá o processo de compostagem, apenas que vai levar mais tempo.

4º Passo
Depois dos passos anteriores, é necessário esperar alguns dias para que as ações aconteçam. A primeira fase é a decomposição, que dura em média 15 dias na compostagem doméstica. Durante esse tempo não é necessário mexer. Depois desses 15 dias é que essas “mexidas” podem ser feitas.  Com um “garfo de jardim” ou trocando o material de lugar – para uma outra lata, por exemplo. 

O tempo para ter o adubo final varia em função da quantidade de lixo usado e pela forma como a compostagem é feita. É possível chegar ao final do processo em 2 ou 3 meses. O indicativo de que o húmus (adubo) está pronto é quando a temperatura do composto se estabiliza com a temperatura ambiente. Para saber, use os sentidos: a cor é escura, o cheiro é de terra. E, quando o esfregamos nas mãos, elas não ficam sujas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário