one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Proteja-se das doenças típicas do verão

Criado em 29/01/15 10h21 e atualizado em 29/01/15 10h44
Por Plenarinho Edição:Adriana Franzin

Este tempo de chuva, sol e calor ajuda no surgimento de epidemias (doenças que se manifestam rapidamente em certos lugares e atingem, em pouco tempo, um grande número de pessoas). Algumas epidemias aparecem mais em determinadas épocas do ano. É o caso da dengue, hepatite, insolação e diarréia, que vêm com força total no verão. Vamos conhecê-las melhor?

Dengue

A dengue aparece bastante em épocas de chuva. Ué, mas por quê? Ela é transmitida pela picada do mosquito chamado Aedes aegypti, que carrega o vírus da doença. Ele vive e se reproduz em ambientes com água limpa. Coloca seus ovos em recipientes com água, como vasos, tambores, pneus, latas; propiciando o surgimento de mais e mais mosquitinhos. Com isso, mais pessoas serão contaminadas. É por isso que não podemos deixar água parada de jeito nenhum! 

Ao ser picada pelo mosquito, a pessoa pode sentir febre alta, dores de cabeça e no corpo, perda de apetite, ter bolinhas vermelhas pelo corpo todo, além de náuseas. Em alguns casos, a dengue leva até a morte. Papo sério, pessoal!

Hepatite A

Criança com hepatiteAlém da dengue, outra doença causada por vírus é a hepatite viral do tipo A, que ataca o fígado. Ela provoca o amarelamento da pele, febre, dores de cabeça e nos músculos, além do aumento do fígado. Às vezes, a criança sente apenas mal-estar ou sinais de gripe. Por isso, ao sentir mal-estar ou algum desses sintomas, é recomendável ir a um médico rapidinho. Nada de tomar remédio sem a aprovação de um médico, combinado? A hepatite é transmitida por meio de alimentos e da água contaminada com o vírus e também do contato direto com a pessoa contaminada (beber no mesmo copo, por exemplo). Então, fique de olho!

Cuidados

Mas ainda não acabou! Se quiser curtir as férias de forma bem saudável, os cuidados não são poucos. Beba muita água para ficar hidratado, evite alimentos gordurosos, não tome sol entre as 10 e as 16 horas e jamais esqueça o filtro solar, óculos de sol e chapéu quando for à praia ou piscina. Não se esqueça: excesso de sol e falta de hidratação podem causar insolação e diarréia. Cuide-se bem, combinado?

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário