Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Catchup caseiro é mais saudável. Aprenda a fazer!

Criado em 02/03/15 10h52 e atualizado em 02/03/15 11h24
Por Portal EBC Fonte:Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Alguns lanches que fazem sucesso, muitas vezes, são incrementados com um molho que muitas crianças adoram: o catchup. No entanto, é preciso ficar atento ao uso do condimento porque, quando industrializado, é uma verdadeira armadilha que pode causar diversos problemas à saúde.
 
Por isso, a nutróloga Alice Amaral recomenda que o molho seja feito em casa: "A vantagem do catchup caseiro é que ele vai ter menos conservantes e menos produtos químicos", afirma. Confira como preparar esta delícia:

Ingredientes:

- 2 quilos de tomate bem maduros
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara
- 1/2 xícara de vinagre de vinho branco

Preparo:

Tire as sementes do tomate e pique em cubinos. Em meia xícara de água leve os tomates ao fogo até cozinhar. Depois de cozido, pegue a pasta e bata no liquidificador. Em outro recipiente, misture o açúcar com o vinagre e coloque no fogo. Quando o açúcar desmanchar, misture o tomate batido e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 muinutos. Coloque sal a gosto (de preferência sal marinho ou sal rosa). Depois que esfriar, coloque em um pote de vidro e leve à geladeira. O ketchup caseiro dura uma semana.

Outras opções, segundo a especialista em saúde, são acrescentar à receita pimenta, gengibre ou outros ingredintes que agradem ao paladar de quem for consumir o molho.    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário