one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Catchup caseiro é mais saudável. Aprenda a fazer!

Criado em 02/03/15 10h52 e atualizado em 02/03/15 11h24
Por Portal EBC Fonte:Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Alguns lanches que fazem sucesso, muitas vezes, são incrementados com um molho que muitas crianças adoram: o catchup. No entanto, é preciso ficar atento ao uso do condimento porque, quando industrializado, é uma verdadeira armadilha que pode causar diversos problemas à saúde.
 
Por isso, a nutróloga Alice Amaral recomenda que o molho seja feito em casa: "A vantagem do catchup caseiro é que ele vai ter menos conservantes e menos produtos químicos", afirma. Confira como preparar esta delícia:

Ingredientes:

- 2 quilos de tomate bem maduros
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara
- 1/2 xícara de vinagre de vinho branco

Preparo:

Tire as sementes do tomate e pique em cubinos. Em meia xícara de água leve os tomates ao fogo até cozinhar. Depois de cozido, pegue a pasta e bata no liquidificador. Em outro recipiente, misture o açúcar com o vinagre e coloque no fogo. Quando o açúcar desmanchar, misture o tomate batido e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 muinutos. Coloque sal a gosto (de preferência sal marinho ou sal rosa). Depois que esfriar, coloque em um pote de vidro e leve à geladeira. O ketchup caseiro dura uma semana.

Outras opções, segundo a especialista em saúde, são acrescentar à receita pimenta, gengibre ou outros ingredintes que agradem ao paladar de quem for consumir o molho.    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário