one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mar azul

Imagem:

Compartilhar:

Por que o mar é azul?

Criado em 26/03/15 11h34 e atualizado em 26/03/15 11h50
Por Hospital Inantil Sabará

Você já reparou que o mar só é azul quando visto de longe e que fica transparente quando você pega ele com a mão em conchinha ou quando leva para brincar no baldinho debaixo da barraca? Pois é, a água do mar, do rio, da cachoeira ou da torneira, é sempre transparente, a cor que nós vemos vai depender da quantidade de areia e outros microorganismos que não conseguimos ver e que ficam lá, flutuando na superfície da água, e que acabam refletindo a luz do sol. Nós vemos o mar azul à distância porque na verdade estamos vendo o sol refletindo nessas substâncias em maior quantidade, que absorvem as outras cores e refletem o azul. Mas quando vemos de pertinho esse reflexo diminui, e a água fica transparente de novo.

Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. Caso contrário o mar deveria ficar branquinho quando o céu está todo nublado, não é mesmo?

O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que (olha só!) correspondem à luz vermelha. Ué, mas e o azul, você vai pensar. Acontece que o azul é a cor complementar à vermelha, então a que consegue atravessar é o azul. Assim, quanto maior a quantidade de água, mais azulzinha ela vai parecer. Por outro lado também existe mar verde, não é? É fácil de entender, seguindo o mesmo princípio: se você prestar atenção, nas praias próximas às ilhas e à costa, a água fica mais para verde do que para azul. Isso acontece porque existe mais matéria orgânica amarelada, como algas e sedimentos que interferem na reflexão da luz e quando se misturam com o verde forma a cor azul.

Ou seja, dependendo da quantidade e do tipo de partículas que estiverem em suspensão na água, o mar pode, na verdade, apresentar várias cores diferentes – e é verdade que nem todas são tão bonitas quanto o azul que você está acostumado. O Mar Negro, por exemplo, que fica entre a Turquia e a Rússia, tem esse nome justamente por causa da presença de bactérias que dão origem a ácidos escuros, que interferem na reflexão da luz. Já o Mar Vermelho, entre a Arábia e a África, tem águas ricas em ferro, mas mesmo assim essa coloração só aparece em alguns pontos. A água também pode ficar marrom em dias de chuva ou de tempestade por causa dos ventos e das correntezas que carregam detritos e reviram o fundo, mexendo a areia e deixado mais sedimentos em suspensão. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário