one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Quantas horas por dia dorme o bicho-preguiça?

Criado em 03/03/15 11h05 e atualizado em 03/03/15 11h42
Por Portal Brasil

Com ocorrência restrita ao continente americano, o bicho-preguiça pode viver até 40 anos e chega a dormir 14 horas por dia. Sua lentidão pode ser percebida em todos os sues movimentos, até o ato de alongar os membros é feito sem pressa alguma. As compridas garras são utilizadas unicamente para conseguir alimento e para auxiliar na locomoção pelas copas das árvores.

Preguiça
Creative Commons - CC BY 3.0 - Preguiça

 

Por possuir entre 8 e 9 vértebras cervicais, a preguiça pode girar a cabeça em um ângulo de até 270º sem mover o restante do corpo. Outra curiosidade, é que esses animais não ingerem água, eles se hidratam com a água absorvida dos alimentos e do orvalho da vegetação.

O bicho-preguiça tem características peculiares, como a cor dos pelos, que varia entre cinza e marrom com manchas que também variam de tonalidade. Pode apresentar manchas escuras em volta dos olhos, tem unhas longas e um olhar piedoso.

A principal arma contra a predação é a camuflagem. Devido a sua principal caraterística, a lentidão, a preguiça acaba sendo presa fácil para o seu maior predador: o homem.

No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, e Belém (PA), existem cerca de 30 preguiças-comuns (Bradypus variegatus) e dois exemplares de preguiça-real (Choloepus didactylu). As preguiças-reais são mantidas em cativeiro, enquanto as comuns ficam soltas no parque. É fácil vê-las penduradas nas árvores se alimentando de folhas, frutos e brotos.

A preguiça-comum pertence à família Bradypodidae e possui três dedos em cada pata. Já as da família Megalonychidae (grupo ao qual pertencem as preguiças-reais) apresentam apenas dois dedos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário