one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Forno de micro-ondas

Imagem:

Compartilhar:

Como surgiu o micro-ondas?

Criado em 02/06/15 10h25 e atualizado em 02/06/15 10h45
Por Invivo - Fiocruz

Um dos utensílios de cozinha que se modernizou ao longo dos anos e que, hoje, é utilizado não só para esquentar comida, como também para inventar refeições, é o forno de micro-ondas. Pipoca, brigadeiro, lasanha, bolos, você já deve ter preparado estes alimentos, bem rápido, no micro-ondas. Mas como surgiu este aparelho?

Conhecido como o método novo de preparo de comida desde a descoberta do fogo, o micro-ondas usa a energia eletromagnética para agitar as moléculas de água nos alimentos, produzindo o calor necessário para cozinhar.

Essa energia é produzida por um tubo eletrônico chamado de magnetron.

História

Empregado para produção de radares durante a II Guerra Mundial, o magnetron só foi cogitado para o cozimento em 1946, pelo engenheiro Percy Spencer. Spencer estava testando um tubo de magnetron quando descobriu que um chocolate, no seu bolso, tinha derretido.

Apesar de não ter sentido o calor, o engenheiro sabia que as micro-ondas geravam calor, então imaginou que o chocolate tivesse sido atingido pelo vazamento de radiação do tubo. Ao perceber o potencial desta válvula eletrônica, Percy Spencer resolveu testar o aparelho com milhos de pipoca, que estouraram em minutos. Em seguida, tentou preparar ovos, que não só cozinharam de dentro para fora, como também explodiram com a pressão.

Depois da realização das experiências, a empresa do engenheiro desenvolveu, então, o primeiro forno de micro-ondas comercial, intitulado Radar Range, que se assemelhava a uma geladeira, em termos de tamanho. Inicialmente, o aparelho foi mais comprado por restaurantes. Somente em 1952 foram produzidos os primeiros micro-ondas domésticos.

Funcionamento

A corrente que chega ao transformador, via energia elétrica, alimenta o magnétron, que gera uma onda eletromagnética. Esta onda é irradiada por um ventilador de metal, refletida pelas paredes e absorvida pelas moléculas de água dos alimentos, ocasionando o aquecimento dos alimentos de fora para dentro. Com o intuito de garantir uma distribuição mais uniforme da radiação, os micro-ondas possuem um prato giratório, que roda o alimento, expondo diferentes partes do mesmo. Não só as moléculas de água vibram na presença de micro-ondas, isto também ocorre com os açúcares e as gorduras. Contudo, somente a molécula de água libera o calor, em razão de sua dimensão e capacidade de girar.

Utilização adequada

Ao utilizar o micro-ondas, é necessário ter cuidado com alguns materiais. Líquidos, por exemplo, podem ter um aquecimento elevado e causar queimaduras, quando retirados do forno. Recipientes fechados e alimentos podem explodir dentro do forno, devido à pressão, da mesma forma que ocorreu na experiência inicial, antes da criação do aparelho doméstico. Assim como em um forno convencional, produtos aquecidos por tempo demasiado podem pegar fogo. Objetos de metal, incluindo papel alumínio, não devem ser utilizados dentro do forno de micro-ondas porque o metal pode criar uma faísca dentro do forno.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário