one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história do Dia dos Namorados

Criado em 12/06/15 09h06 e atualizado em 12/06/15 10h57
Por Carmen Lúcia Fonte:Radioagência Nacional

Hoje é o dia mais romântico do ano. Floristas adoram a data e os fabricantes de chocolates e perfumes também. Trocar beijos e bilhetes de amor, dar presentes, mandar cartões, jantar a luz de velas fazem parte das comemorações. Mas como surgiu essa tradição de se comemorar o Dia dos Namorados?

Contam os historiadores que no primeiro século depois de Cristo, na Roma antiga, o imperador Cláudio, preocupado com a segurança do Estado, proibiu os soldados de se casarem.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Conheça a história do Dia dos Namorados, comemorado hoje

Os soldados apaixonados, que se insistam em casar, procuravam um certo padre Valentim. Sensível à angústia dos soldados, fez muitos casamentos às escondidas, até que um dia, durante uma cerimônia, foi descoberto. Por sua desobediência foi condenado à morte e martirizado. Era o dia 14 de fevereiro do ano de 270. Não demorou muito tempo para que o padre se transformasse em Santo e o Dia de São Valentim em Dia dos Namorados.

E assim, nesta data, nos Estados Unidos e no Canadá, as crianças confeccionam cartões com papéis decorados e mensagens, que distribuem para seus amigos e colegas enquanto que na Itália se faz um grande banquete.

No País de Gales, os presentes podem ser colheres esculpidas em madeira, pintadas com motivos de chaves, corações e fechaduras. No Japão, as mulheres dão aos seus namorados caixas de chocolate. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e ganham de seus pais doces e frutas.

Mas se em quase todo o mundo, o dia 14 de fevereiro se comemora o Dia dos Namorados, porque no Brasil essa comemoração acontece no dia 12 de junho? Em 1949, o publicitário João Dória teve a ideia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio.

Os comerciantes investiram na ideia e as vendas aumentaram bastante no mês de junho e o Brasil passou a comemorar o Dia dos Namorados nesta data.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário