one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mastro de São João Festa Junina

Imagem:

Compartilhar:

Festa junina: pesquisadora explica as origens da tradição

Criado em 25/06/15 09h55 e atualizado em 26/06/15 09h52
Por Brasil Rural

No mês das Festas Juninas o "Brasil Rural" buscou entender as origens dos festejos. O programa conversou com a professora Mércia Vasconcelos Pinto do departamento de música da UnB, Universidade de Brasília, explicou as origens, por exemplo, do casamento caipira, das promessas a Santo Antônio para as mulheres que querem se casar e da típica fogueira na noite de São João. 
 
"A origens destes ritmos vem da Europa e são ligados ao tempo. A questão agrária, a época da colheita, ligada ao sol, a luz, a escuridão. As pessoas antigamente faziam as festas ligadas ao tempo. É o tempo da colheita? Então se comemora a colheita. É o tempo da plantação? Da floração? Então vamos festejar. Se festejava a vida através disto aí", explica a professora.
 
A professora explica também como estes festejos chegaram no Brasil: "Foi com os colonizadores, principalmente com os Jesuítas, os Franciscanos. Foram os padres que trouxeram estes santos e as homenagens a estes santos para cá. Vindos de Portugal", conta.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Festa junina: conheça a origem da tradição


Confira a entrevista na íntegra no player acima!

Brasil Rural 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário